Games

Mais um! Emulador de Nintendo 3DS é descontinuado

Com o fim do Yuzu, um emulador do Nintendo 3DS também confirma que foi descontinuado

05.03.2024 às 9:37

O caso do processo da Nintendo contra os criadores do Yuzu culminou em um acordo milionário e o fim das atividades do emulador. Entretanto, a má notícia da vez é que um emulador bem famoso do Nintendo 3DS acabou atingido por essa história e também sairá de cena.

Em uma publicação realizada no X (antigo Twitter), a equipe responsável pelo Citra anunciou que o suporte ao emulador será descontinuado. Eles afirmam que o projeto começou por causa de sua paixão pela Nintendo e que sempre foram contra a pirataria, mas entendem que seu projeto permitiu jogar jogos antes de seu lançamento e fora de sua plataforma autorizada.

Assim como a própria mensagem explica de forma branda, o Citra, emulador do Nintendo 3DS, contava com a participação e contribuição de alguns desenvolvedores do Yuzu. No momento de publicação desta matéria, a página do emulador já não conta com links de download e seu repositório no GitHub foi apagado.

Emulador do Nintendo 3DS funcionava de forma similar ao Yuzu

Algo a ser notado na história, além de terem os mesmos desenvolvedores em comum, é que o Citra funcionava de forma bem parecida com o Yuzu. Para jogar os títulos do Nintendo 3DS, os jogadores precisavam das “AES Keys” para descriptografar os jogos ou baixar as ROMs já descriptografadas. Já para obter estas chaves, os jogadores precisavam do acesso ao portátil usando algumas ferramentas que quebravam suas proteções.

Jogos do Nintendo 3DS

Imagem: Francisco Gonzalez Romanelli na Unsplash

O projeto Citra surgiu em 2014 apenas para computadores, mas ganhou uma versão para celulares alguns anos depois.

Via: PC Gamer

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários