
Fonte: Nintendo
MAIS DE 8 MIL? Nintendo derruba 8.535 emuladores de Switch
Em uma tacada só, a Nintendo foi atrás e derrubou mais de 8 mil clones do Yuzu, emulador de Nintendo Switch
O ano de 2024 marcou com a queda do Yuzu, um dos principais emuladores de Nintendo Switch. Entretanto, vale lembrar que ele era um software de código aberto, então logo após a remoção do aplicativo da internet, centenas de outros surgiram. Aparentemente, a Nintendo não deixou barato e acabou de derrubar 8.535 deles do GitHub.

Imagem: Suyu – Crimsom Hawk
Nintendo derruba milhares de emuladores
A notificação da Nintendo através da lei DMCA (Digital Millennium Copyright Act) e afetou o GitHub, plataforma que hospeda milhares de softwares produzidos por desenvolvedores. O site emitiu um comunicado, reportando que 8.535 emuladores foram retirados do ar.

Imagem: R.D. Smith na Unsplash
Por conta de serem versões replicadas, reproduzidas, clonadas ou modificadas do Yuzu, a lógica da lei é a mesma: o código do Yuzu poderia ter (não comprovado) DRM ilegal e, logo, as cópias e modificações também.
No passado, o emulador Yuzu chegou a se manifestar em ir contra a decisão, mas a pressão financeira foi maior e os desenvolvedores acataram o acordo judicial de 2,4 milhões de dólares. O GitHub se pronunciou, dizendo:
Por conta da rede denunciada que continha o conteúdo supostamente infrator era maior que 100 repositórios e o emissor alegou que todos, ou quase todos, dos derivados estavam violando na mesma medida que o repositório original, o GitHub processou o aviso de remoção de toda a rede de 8.535 repositórios, incluindo o original”

Imagem: Yuzu
Portanto, talvez a estratégia de replicar o Yuzu, ao menos em plataformas grandes como o GitHub, não seja a solução para manter o antigo emulador disponível.
Fonte: via GamesRadar+
Comentários