Magic: Contos da Terra-média é um presente aos fãs de O Senhor dos Anéis
O Flow Games já conferiu diversos detalhes da nova coleção de O Senhor dos Anéis de Magic e trazemos novas artes para você!
ecentemente, o Flow Games foi convidado para participar de uma conferência de Magic: The Gathering que mostrou muitos detalhes da nova coleção, Contos da Terra-média, inspirada em O Senhor dos Anéis. E, caso você seja um fã de Tolkien, é algo que você não vai querer perder.
Em uma apresentação de mais de uma hora, Ovidio Cartagena, principal diretor de arte da coleção, revelou diversos detalhes de como esta pode ser uma das maiores homenagens ao universo de Tolkien já feitas.
But they aren’t the only people we met with. We traveled to Middle-earth, to talk to one very special fan… #MTGxLOTR pic.twitter.com/reUw7PfGWY
— Magic: The Gathering (@wizards_magic) May 30, 2023
E perceba: essas não são palavras dele, são minhas. Como um grande fã de O Senhor dos Anéis, tudo que foi revelado na divulgação prévia para a imprensa parece honrar com bastante cuidado e carinho o legado de uma das maiores obras da literatura e cultura pop de todos os tempos.
Depois de quase três anos de trabalho da Wizards of the Coast em uma colaboração com artistas do mundo todo, finalmente podemos compartilhar um pouco mais da coleção Contos da Terra-média com vocês.
Magic: Contos da Terra-média teve os livros como inspiração
Filmes, games, jogos de tabuleiro e o que mais você imaginar: sempre há algum produto que usa O Senhor dos Anéis como tema. Contudo, a equipe da WotC não se apoiou em nenhum trabalho prévio para construir sua própria versão da Terra-média.
A ideia é se inspirar 100% nos livros e trazer sua própria versão original do mundo de Tolkien. A parte boa é que a equipe pôde utilizar todos os elementos, incluindo os apêndices dos livros (que os fãs sabem bem a importância), para desenvolver as artes das cartas de Magic.
Além disso, o time de desenvolvimento teve uma grande aproximação com a Middle-earth Enterprises para criar o melhor resultado possível, tudo com a benção dos herdeiros de Tolkien – que sabemos ser bastante rigorosos. Como exemplo, somente a carta do Um Anel teve mais de 10 versões e demorou mais de um ano para ser concluída.
Sem dúvidas, uma excelente escolha para celebrar os 30 anos de Magic: The Gathering. E vale reforçar que não se trata de um Secret Lair ou de um pequeno pacote de cartas temáticas. A nova coleção inteira utiliza 100% de O Senhor dos Anéis como base, de artes às mecânicas.
No passado, Universes Beyond utilizou outras franquias, como Street Fighter, The Walking Dead, Transformers, Godzilla e outros como cartas especiais, decks temáticos de Commander etc, mas eram apenas homenagens singelas que se encaixavam no tema.
Mas Contos da Terra-média vai ilustrar e desenvolver todo o universo de O Senhor dos Anéis como uma coleção convencional.
As cartas de terreno, por exemplo, serão todas ilustradas com cenários dos livros. Uma planície pode ter Gandalf cavalgando até Gondor ou uma ilustração do Condado, enquanto uma montanha tem artes dos picos de Mordor, a Montanha da Perdição ou outras localizações da trama.
Terrenos lendários também vão abusar nas referências! Temos as fortalezas de Minas Tirith e Barad-dûr como cartas especiais de mana.
A ideia é que cada partida de Magic pareça como um trecho do conto da Sociedade do Anel para destruir o Um Anel no fogo da Montanha da Perdição. A equipe de Magic revelou que diversos trechos do enredo, desde o aniversário de Bilbo até a partida para Valinor no epílogo, estão retratados nas cartas.
Todas as cores de Magic foram harmonizadas e retratadas dentro dos eventos da trilogia de Tolkien. O time revelou que isso não só ajuda os fãs de Magic a se deleitarem em grandes referências da franquia, mas também atrai fãs nostálgicos de O Senhor dos Anéis para dentro do universo de Magic.
Outros destaques são algumas artes que, quando combinadas, formam um “quadro completo”, como já vimos no aniversário de Bilbo. Contudo, a equipe confirmou durante a divulgação que há 9 cenas importantes de O Senhor dos Anéis que serão representadas neste formato.
Uma delas é a Batalha dos Campos de Pelennor, o épico confronto entre as tropas de Mordor (com os orcs, Nazgûl, olifantes e os haradrim), as defesas de Gondor e a investida da cavalaria de Rohan, com 18 cartas compondo esta cena específica. Infelizmente, não temos acesso às demais artes, mas pode esperar escalas épicas.
Personagens de Senhor dos Anéis com outras interpretações
Como a equipe da Wizards of the Coast se inspirou inteiramente nos livros, diversos personagens e localizações tiveram seus designs desenvolvidos sob uma nova perspectiva.
Sauron, o maior vilão da trilogia, é representado em sua forma física, por exemplo – sim, ele não é um olho gigante em Mordor, mas também não é retratado com a mesma aparência corpórea dos filmes de Peter Jackson.
Diversos outros personagens dão as caras com um visual diferente também, como Aragorn, Eowyn e muitos outros, que abraçam a diversidade.
Frodo, por exemplo, terá uma aparência mais amadurecida, saindo do imaginário de um hobbit jovem que vemos representado nos longa-metragens.
Já os Nazgûl, por serem 9 reis corrompidos por anéis de poder, terão 9 cartas bem diferentes, ilustrando cada personagem – além de que será possível ter as 9 cartas em seu baralho, conforme dita as regras, contrariando o sistema de apenas 4 com o mesmo nome. E, claro, o Rei Bruxo de Angmar, que também terá uma carta distinta e com mecânicas diferentes.
Mecânicas de O Senhor dos Anéis dentro de Magic
Durante a apresentação que o Flow Games teve acesso, também vimos algumas das novas mecânicas que Contos da Terra-média trará para dentro de Magic, novamente sintonizando o universo de Tolkien com o gameplay do jogo de cartas.
Infelizmente, não vimos muitos detalhes e explicações técnicas, mas temos o suficiente para dar um preview aqui na matéria.
Uma das mecânicas é a de Comidas, com fichas de artefatos que podem ser criadas (ou será que devemos falar “cozinhadas”?) para gerar efeitos na partida.
Outro sistema que está de volta é o “amass” ou “arregimentar” em português, que em Contos da Terra-média, poderá invocar fichas e aprimorar em +1/+1 qualquer token no campo de batalha. Gothmog, por exemplo, terá esse poder – além de, na interpretação da Wizards, ele ser um numenoriano, não um orque.*
*Gothmog ilustrado aqui é um comandante do Rei Bruxo e tenente de Morgul, não o Balrog da Primeira Era; e sim, é orque, não orc, segundo a nova tradução.
Por fim, o Um Anel não pode ficar de fora, não é mesmo? O lendário Anel terá uma mecânica de tentação: toda vez que o artefato tentar alguém, o Um Anel ganha uma habilidade entre quatro disponíveis (mas é possível conquistar todas elas).
Ao longo da partida, os jogadores poderão escolher uma criatura para se tornar o Portador do Um Anel, que terá habilidades extras.
Outro destaque da apresentação foi as cartas de Sagas. Para quem não é um jogador de Magic, trata-se de encantamentos que desenvolvem efeitos “capítulos” em cada turno, quase como um livro que conta sua história ao desenrolar da partida. E, como tudo é tematizado, também temos mudanças aqui.
Mecanicamente, as Sagas funcionarão da mesma maneira, mas o tempero de O Senhor dos Anéis nesta coleção adiciona uma camada extra de nerdice: cada Saga representa uma música da literatura de Tolkien, algo bastante icônico para fãs dos livros.
Novidades de Magic: Arena
A Wizards of the Coast também revelou que Magic: Arena vai ganhar alguns bônus para agradar aos fãs que jogam o game online.
Entre as novidades, temos um novo campo de batalha, três skins para decks (Aragorn, Sauron e Gandalf, o Branco) e três novos pets: dois Ents e o Um Anel, que, quando um jogador perde a partida, é derretido na lava da Montanha da Perdição.
Todos os itens cosméticos estarão disponíveis para compra dentro da loja de Magic: Arena.
Secret Lair de O Senhor dos Anéis terá animação de 1978
Antes de os filmes de Peter Jackson tomarem o imaginário dos fãs de O Senhor dos Anéis, havia uma animação de 1978 bastante charmosa.
A equipe da Wizards of the Coast revelou que o desenho animado será a temática do Secret Lair da coleção Contos da Terra-média, mas poucos detalhes foram revelados até o momento (apenas que as vendas começam no dia 20 de junho).
Quando chega e o que comprar?
Se você está por fora de Magic ou nunca jogou o game de cartas antes, a Wizards of the Coast recomenda dois produtos: o Jumpstart Boosters e o Starter Kit.
O boosters do Jumpstart oferecem 5 temas diferentes para montar seu baralho, enquanto o Starter Kit vem equipados com dois decks pré-construídos de 60 cartas para jogar: o primeiro, de Aragorn e Arwen, é branco e verde, enquanto o segundo, de Sauron, é preto e vermelho.
Commanders temáticos
Para quem quiser jogar Commander sem ter que montar um deck do zero, a Wizards of the Coast vai vender quatro decks temáticos pré-construídos. São eles:
- Riders of Rohan (branco, vermelho e azul)
- Food and Fellowship (verde, preto e branco)
- Elven Council (azul e verde)
- The Hosts of Mordor (vermelho, preto e azul)
Se você ficou empolgado para jogar Contos da Terra-média em Magic: The Gathering, não vai ter que esperar muito. O pré-lançamento físico acontece entre os dias 16 e 22 de junho, a estreia no Magic: Arena ocorre no dia 20 de junho e o lançamento global vem logo depois, no dia 23 de junho.
Fonte: Wizards of the Coast
Comentários
Esse set promete bem legal saber que um grande site como este cobre MTG no BR
Aragorn exagerou no bronze. Kkkkk lacração chegou forte na Magic.