LoL: conferimos o remake de Skarner! Veja detalhes e curiosidades
Após anos após o anúncio do remake de Skarner no LoL, ele finalmente está próximo de lançar! Confira todos os detalhes
om mais de 150 campeões, League of Legends continua entre os jogos mais populares do mundo ainda hoje. Entretanto, é inegável que o nosso querido LoLzinho tem alguns personagens bem datados e com mecânicas antigas. A Riot Games vem modernizando alguns deles, como foi o caso de Udyr em 2023, mas há outros pelo caminho.
A bola da vez está com Skarner: o escorpião de Shurima teve seu remake anunciado em 2022, mas agora finalmente está na fase final de desenvolvimento. Para mostrar como o campeão está ficando, conferimos uma apresentação da Riot para conhecer mais das mecânicas, lore e até mesmo a data de lançamento para o jogo.
LoL: conheça o VGU de Skarner, o escorpião de… Ixtal?
Durante a apresentação da Riot Games, tivemos a chance de conversar com Lexi Gao, que cuidou da produção do campeão, e Blake Smith, designer do personagem. Se você é um main Skarner, pode ficar tranquilo: o nosso querido escorpião ainda é um jungler com definições de tank/fighter e muitos dos seus conceitos originais foram mantidos.
Segundo a desenvolvedora, Skarner não era odiado pela comunidade, mas estava com a popularidade bem baixa no LoL. Por isso e outros motivos (incluindo votação da comunidade), ele foi o escolhido para receber o tratamento premium.
Uma das mudanças que o campeão recebeu é que ele não faz mais parte de Shurima, se tornando o Guardião Primordial de Ixtal, nação aliada ao império de Shurima, onde é reverenciado e fará de tudo para proteger o seu povo.
No seu kit, Skarner vai perder a passiva dos cristais espalhados pelo mapa, mas vai ganhar habilidades e condições que o permite gankar facilmente e causar impactos grandes em lutas de equipe.
Segundo a Riot Games, Skarner foi desenhado para ser um jungler focado em ganks – tome cuidado com o powerfarm – e que pode fazer uma diferença na partida logo cedo, mas pode ser contra-atacado com bom posicionamento de wards no mapa e fica um pouco mais fácil de lidar caso o oponente entenda a estratégia do campeão.
Mecânicas novas de Skarner
Se você está curioso com o novo kit de Skarner em League of Legends, temos aqui um resumo de todas as habilidades, passiva e ultimate do campeão. Confira:
Passiva: Threads of Vibration
A cada ataque ou habilidade, o alvo fica com uma marca. Ao atingir 3 marcas, o adversário sofre dano contínuo com porcentagem da vida máxima.
Habilidade Q: Shattered Earth/Upheaval
Na primeira ativação, Skarner pega uma pedra do chão. Os seus próximos 3 ataques básicos ficam mais fortes, atingem em área e o terceiro ataque fará com que a pedra seja destruída em cima do inimigo, causando dano extra, lentidão e aplicação da passiva.
Entretanto, o campeão pode reativar o botão Q para lançar a rocha, garantindo dano e lentidão à distância (mas ela para ao atingir o primeiro inimigo, seja um campeão, minion ou monstro da jungle).
Habilidade W: Seismic Bastion
Skarner golpeia o chão, causando dano em área, aplicando sua passiva e lentidão em todos os alvos. Em sequência, ganha um escudo.
Habilidade E: Ixtal’s Impact
Skarner acelera para frente, ignorando terrenos, e agarra o primeiro inimigo ou monstro grande com quem ele colidir. Ele pode levar sua presa para longe por um curto período de tempo, causando dano extra e atordoamento se o alvo colidir com uma parede.
Habilidade R (Ultimate): Impale
Skarner empala até 3 adversários, causando dano e supressão a eles. O campeão ganha velocidade de movimento extra por um curto período de tempo enquanto carrega suas presas.
Basicamente, Skarner é um campeão excelente para avançar contra a equipe inimiga, causar um dano considerável, lentidão e bloquear o avanço adversário – ótimo de adentrar linhas adversárias, mas com dificuldades de sair. Em outras palavras, é um campeão com muitas utilidades para lutas em equipe.
Algumas das mudanças curiosas ficam para a alteração de seu R (Ultimate), que agora é um “skillshot”, ou seja, pode errar o alvo – anteriormente, a habilidade pegava um único adversário, mas era “targetable”, ou seja, impossível de errar.
Apesar de ter um kit bem forte, vale lembrar que a habilidade mais diferente do campeão, seu E que consegue passar terrenos, pode ser contra-atacada com qualquer tipo de atordoamento, algo que pode parar a investida de Skarner com certa facilidade.
De acordo com Blake Smith, Skarner vai ter uma grande vantagem contra equipes que têm pouca mobilidade ou poucas habilidades de controle de grupo. Além disso, o campeão tem grande sinergia com uma composição de habilidades em área, com Blake citando o Ultimate de Skarner junto com o de Brand cria um combo devastador.
Skarner pode ser jogado como suporte ou top laner?
Aqui está a pergunta que em algum momento todos os jogadores de LoL vão fazer: afinal, Skarner funciona somente na jungle ou ele pode ser usado em outros papéis, como suporte e na top lane?
De acordo com o designer Blake Smith, a selva é a rota principal do campeão. Entretanto, ele até pode funcionar em outros papéis, mas ele terá dificuldade de encaixar habilidades que “penetram” a linha de minions.
Portanto, a resposta é: até é possível e ele pode ganhar contra algumas composições, mas certamente não é o ideal. Parte das desvantagens é que o E do campeão fica muito fácil de enxergar, perdendo o elemento de surpresa, enquanto seu Q não consegue acertar adversários atrás dos minions.
Skarner será viável em jogos profissionais?
Dando sequência às capacidades de Skarner, a Riot Games respondeu que Skarner é um bom campeão, mas não é o tipo de escolha que se faz às cegas. Portanto, como isso fica para as partidas competitivas?
Segundo Smith, Skarner pode funcionar bem em alguns jogos, mas escolhê-lo primeiro pode garantir composições adversárias que contra-ataquem suas qualidades, já que ele terá muita dificuldade em impactar rotas com grande mobilidade ou com controle de grupo.
Data de lançamento para o novo Skarner
Se você ficou curioso para conferir o novo Skarner no LoL, não terá que esperar muito! De acordo com a Riot Games, o remake do campeão já chega amanhã, dia 19 de março, ao PBE, ambiente de testes públicos do game – e ideal para ser testado e ter algumas mudanças de balanceamento.
E, no League of Legends “normal”, o escorpião de Ixtal está previsto para chegar no dia 2 de abril.
Skarner quase voou, teve interações com torres e outras ideias
Uma das curiosidades que tivemos a chance de perguntar à Riot Games foi sobre ideias descartadas no começo do desenvolvimento de Skarner. Afinal, por mais legal que o remake do campeão esteja, quais foram as ideias que quase foram levadas para frente durante a produção?
E há alguns conceitos muito legais! De acordo com Lexi Gao, uma das ideias iniciais era que Skarner pudesse utilizar múltiplos escorpiões menores durante o gameplay, seja criando-os ou os achando pelo mapa. Entretanto, trata-se de algo conceitualmente difícil de executar com muitos modelos 3D em tela.
Além disso, durante a produção campeões como Bel’Veth e Naafiri surgiram e a equipe não quis trazer novamente um conceito de “minions” ou relação paterna/materna à mesa. Outro conceito descartado logo no começo é que Skarner poderia voar, mas os devs não especificaram muito com a ideia funcionaria.
Outra possibilidade considerada no início do desenvolvimento foi reaproveitar o conceito de controle de área do campeão, usando os cristais de outra maneira. Uma das ideias era que Skarner seria muito bom derrubando torres e as usaria como os cristais antigos.
Nesse mesmo tema, havia um conceito de usar pedaços das torres derrubadas como armadura para o campeão (que ficar, mas a equipe achou que a mecânica cada vez mais se parecia com um caranguejo em vez de um escorpião.
No fim, a Riot Games optou por uma opção mais segura de um jungler tank que tem habilidades mais simples, eliminando ideias muito malucas do papel.
Bônus: interações e especificidades de Skarner
Durante a apresentação da Riot Games sobre o remake de Skarner, muitas perguntas sobre alguns elementos específicos do gameplay do campeão surgiram. Se você quer sanar algumas dúvidas bem únicas, confira abaixo um pouco do que sabemos:
O Ult pode ser impedido com o Ult do Milio ou Bandana Mercurial?
O R (Ultimate) do campeão funciona como supressão e não pode ser cancelado com o Ultimate de Milio, mas pode ser prevenido com a Bandana Mercurial antes que a habilidade termine de ser conjurada.
É possível fazer um combo de Ult + Q?
Infelizmente, não. Se Skarner tiver uma rocha com ele (de seu Q), ao usar o Ultimate ele vai derrubar a pedra.
A passiva de Skarner tem tempo de recarga entre personagens?
A passiva não tem tempo de recarga por personagem. Na verdade, idealmente você deve manter as marcas para continuar o dano contínuo no maior tempo possível.
O que acontece se Skarner usar o E na parede do Bardo?
Essa pergunta ainda não tem uma resposta certa por enquanto, mas provavelmente Skarner vai pegar o alvo e levar até a parede mais próxima.
O Ult de Skarner funciona em combo com o Ult do Ryze?
Assim como a pergunta anterior, ainda não há uma resposta certa. Skarner pode usar a lanterna de Thresh e o Ultimate da Kalista e talvez criar combos, mas em relação ao Ultimate de Ryze não há como confirmar no momento.
Qual é a build meta para Skarner? Há builds fora da curva que funcionam?
A meta é atual é de tank, com dano híbrido de AD. Mas e Letalidade ou AP? Talvez tenha builds doidas com AP que escalem com o Ultimate de Skarner.
Comentários