Mobile

Loja do Xbox para Android já está pronta, mas Google está bloqueando

O Xbox já tem uma loja pronta para lançar em dispositivos Android, mas a Google está criando obstáculos

28.11.2024 às 13:38

Já faz alguns anos desde que algumas empresas começaram a buscar espaço no mobile com suas próprias lojas e o Xbox é um desses casos. Segundo a própria Microsoft, já há uma loja pronta para ser lançada no Android, mas, como você deve imaginar, a Google não está empolgada com essa ideia.

Em uma declaração nesta semana, Phil Spencer e Sarah Bond comentaram sobre o aplicativo dedicado para compras em dispositivos Android e confirmaram que a Google está barrando o lançamento: afinal, todas as compras realizadas por fora da Play Store não geram comissão de 30% para a Google.

xCloud - serviço da Microsoft Xbox

Imagem: Xbox

Loja do Xbox para celulares está pronta, mas ainda vai demorar

Caso você não se lembre, a batalha judicial para ter outras lojas em dispositivos móveis já acontece há anos, com a Epic Games lutando contra a Apple para ter uma loja própria na App Store e retornar Fortnite ao iOS. Os desdobramentos desse embate geraram mudanças na indústria e, atualmente, a Epic Games tem uma loja própria para iOS, mas por ora somente na Europa.

Com o caso do Xbox, a história é similar. A Google trava uma batalha judicial nos Estados Unidos para provar que “não tem um monopólio ilegal” e, enquanto não há uma resolução oficial para o caso, o Xbox não pode lançar sua própria loja digital no Android.

Xbox

Imagem: Kamil Switalski/Unsplash

A loja oficial do Xbox no Android já havia sido anunciada há um tempo e estava prevista para chegar em novembro de 2024, mas nunca veio. A explicação para o atraso veio através de Sarah Bond, presidente do Xbox:

Por conta de uma decisão temporária fornecida pela corte, estamos atualmente incapazes de seguir conforme o planejado. Nossa equipe tem as funcionalidades construídas e prontas para ir ao ar assim que a corte tomar a decisão final. Estamos ansiosos para lançar e dar mais escolha e flexibilidade para os jogadores”

A declaração da Microsoft não passou batida e a Google fez uma declaração ao The Verge, que você lê abaixo:

A Microsoft sempre teve a opção de oferecer aos seus usuários no Android a habilidade de jogar e comprar jogos de Xbox diretamente do app deles – eles simplesmente escolheram em não fazer isso. A determinação da corte e a pressa para forçar essa implementação ameaçam a habilidade de a Google Play prover uma experiência segura. A Microsoft, igual à Epic, estão ignorando essas preocupações muito reais. Continuamos focados em oferecer suporte para um ecossistema que funciona para todos, não apenas para duas das maiores companhias de jogos”

Epic Games Store para Android e iOS

Imagem: Epic Games

Conforme explicamos no começo da matéria, as decisões e declarações pouco têm a ver sobre liberdade, flexibilidade ou até ecossistema seguro (apesar de serem alguns dos fatores). O grande ponto de toda a discussão é burlar a comissão obrigatória que todas as compras feitas em um Android ou iOS geram comissão de 30% para Google e Apple.

Após a repercussão da loja do Xbox ganhar atenção na internet, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, aproveitou o momento para alfinetar a Google, já que a companhia esteve, e ainda está, no epicentro dessas discussões – na verdade, está mais para um ataque explícito. Confira:

A declaração do Google é enganosa. Que vergonha. Eles sabem muito bem que a fatia de 30% que eles demandam é muito mais do que o lucro do streaming de games. Eles sabem disso porque eles gastaram centenas de milhões de dólares construindo eles mesmos o modelo de negócios falido do Stadia”

Epic vs Apple

E você, o que acha de toda essa discussão? Deixe seu comentário abaixo!

Fonte: via WCCFTech

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Alberto
Alberto
1 mês atrás

Foi como o Poppy playtime 3, a mob entertainment postou o jogo para a Google analisar só que ela recusava, e depois de semanas a play store aceitou