11 jogos imperdíveis da era 16 bits para quem é novo no mundo retrô
Quer conhecer o melhor do Super Nintendo e Mega Drive? Veja a lista obrigatória de jogos retrô do portal Flow Games!
O colecionismo de videogames está em alta, e cada vez mais pessoas se interessam pelo apelo dos jogos retrô. A geração 16 bits, composta principalmente pelos populares Super Nintendo e Mega Drive, é um dos alvos mais cobiçados pelos retrogamers.
Seja você alguém que cresceu jogando nas décadas de 1980 e 90, ou uma pessoa mais jovem que está curiosa para saber o que divertia tanto assim os seus pais, preparamos essa listinha com apenas 11 entre os milhares de grandes jogos retrô dessas plataformas.
Seria impossível falar de todos os títulos que marcaram época em um só texto, então o que nós fizemos foi pedir para cada integrante da redação do portal Flow Games escolher um ou dois jogos que não podiam ficar de fora. O resultado você confere a seguir na nossa lista de melhores jogos retrô.
Jogos retrô 16 bits simplesmente obrigatórios
Aladdin
Essa indicação da Tha reflete bem o ótimo trabalho que a Disney fazia nas gerações 8 e 16 bits, especialmente, entregando suas maiores marcas a estúdios talentosos como a Capcom. Aladdin é especialmente digno de nota por ter versões bem distintas no SNES e Mega Drive.
Chrono Trigger
Pergunte a qualquer fã de JRPGs qual é O jogo retrô que não pode ficar de fora de uma lista dessas de forma nenhuma e a resposta provavelmente será Chrono Trigger, uma jornada praticamente perfeita e que conta com designs do saudoso Akira Toriyama.
Donkey Kong Country 2
O nosso editor-chefe Bruno Micali é uma autoridade 16 bits, e se ele falou que Donkey Kong Country 2 é imperdível, pode acreditar que é mesmo. O melhor capítulo da trilogia de SNES leva o potencial gráfico do console ao seu limite e tem dezenas de fases muito criativas. Um dos mais bonitos entre os jogos retrô.
International Superstar Soccer
Apesar de termos citado o jogo base da Konami, é bem provável que você já tenha esbarrado com hacks inspirados no Campeonato Brasileiro por aí. Seja como for, o fato é que o seu excelente gameplay trouxe um realismo até então nunca visto no gênero com gameplay viciante.
Mega Man X
A escolha principal do Vini é um colírio para os olhos dos fãs do maior mascote da Capcom. Após uma hexalogia brilhante no nintendinho, a gigante japonesa resolveu reinventar o seu herói com um visual mais arrojado e moderno, com direito a novas mecânicas que deram muito certo.
Rock and Roll Racing
Ao ser indagado sobre o que não poderia faltar de forma alguma, o nosso Alvaro nem hesitou em dizer Rock and Roll Racing, o clássico da Blizzard que trouxe uma das melhores trilhas sonoras de sua época. Ele insiste para que vocês joguem a “versão superior do Mega Drive”, hein?
Streets of Rage 2
E falando no Megão, toda boa lista de jogos retrô precisa também de um grande beat ’em up. É difícil escolher entre Final Fight e Streets of Rage 2, mas a soberba trilha sonora de Yuzu Koshiro acaba fazendo a balança pender para o lado desse clássico absoluto da SEGA.
Sonic the Hedgehog 2
Fechando o nosso momento Mega Drive, era absolutamente essencial citar o seu maior mascote, especialmente se levarmos em conta que a segunda aventura do Sonic apresenta o maravilhoso Tails ao mundo, além de gráficos e design de fases muito acima da média dos platformers da época.
Super Mario World
Pepsi ou Coca-Cola? Biscoito o Bolacha? Brasil ou Argentina? Há certas rivalidades que foram eternizadas no imaginário popular, e se uma lista tem o Sonic, ela também precisa necessariamente ter o Mario, ainda mais quando esse belo jogo vinha junto no bundle da maioria dos SNES.
Super Metroid
Por mais que muita gente chame de Metroidvania aqueles jogos em estilo Super Metroid, um olhar mais atento vai notar que praticamente todos eles bebem diretamente da fonte de Super Metroid, bem mais que da de Castlevania. Um clássico absoluto dos jogos retrô e super influente.
Super Street Fighter 2
Apesar de não ser o primeiro jogo e luta da história, é em Street Fighter 2 que a maior parte das convenções do gênero se popularizam e ganham tração mundial. Uma verdadeira febre tanto nos fliperamas como no competente porte para Super Nintendo.
E para você, qual é o maior clássico entre os jogos retrô 16 bits? Conte o seu favorito para a gente nos comentários a seguir!
Comentários