Jogos de terror para jogar nesta sexta-feira 13: quem tem coragem?
O Flow Games compilou uma lista com 5 jogos de terror assustadores para embalar a sua sexta-feira 13
uem diria que, logo no comecinho de 2023, já iríamos encarar uma sexta-feira 13, hein? Mas esqueça esse papo de "dia do azar", a conversa para os gamers é outra: quais jogos de terror eu vou curtir hoje à noite, hein?
Para que você não precise vasculhar a internet atrás de boas jogatinas assustadoras, o Flow Games separou uma lista caprichada com os jogos de terror que vão te fazer dar aquela suadinha extra. Então, ligue o console ou o PC, apague a luz e vem com a gente!
Sexta-feira 13: o melhor dia para os jogos de terror
Embora assistir a filmes de terror na sexta-feira 13 seja uma tradição mais comum para os fãs do entretenimento – e temos uma lista dessas aqui para você também –, tem se tornado cada vez mais comum que o público gamer aproveite a data para finalmente encarar aquela jogatina repleta de sustos no backlog.
A diferença com os filmes do gênero é que, com os jogos de terror, a pessoa deixa de ser uma mera espectadora para realmente vivenciar os fatos da história. Isto é: está nas suas mãos a decisão de entrar naquela casa com aparência nada amistosa, abrir o livro amaldiçoado e dizer palavras em latim em voz alta ou investigar um hospital abandonado.
Como a tensão de controlar essas ações é mais intensa e muitos dos games trazem ambientações pesadas, visual realista, violência gráfica e podem ativar gatilhos psicológicos, vale o aviso: a lista de jogos de terror a seguir não é para os fracos de coração.
Mas, caso decida jogar assim mesmo, saiba que vai estar diante de alguns dos melhores títulos do gênero e que, no final das contas, tudo não passa de faz de conta. Afinal, uma dose controlada de medo e sustos está inclusa na conta da sexta-feira 13, não é mesmo?
5 jogos de terror para esta sexta-feira 13
A turma da redação do Flow Games se reuniu para criar esta lista e cada um sugeriu jogos de terror que, de alguma forma, foram marcantes em sua jornada gamer. Na prática, isso significa que a seleção traz desde uma experiência retrô até títulos do gênero que são jogados até hoje. Confira as indicações abaixo e lembre-se: não olhe para trás – é sério.
1) Outlast
Este é facilmente um dos jogos de terror mais assustadores e tensos da lista. Afinal, Outlast pede que você assuma o papel de um jornalista que precisa investigar acontecimentos estranhos numa instituição psiquiátrica abandonada. Os casos envolvem pacientes que sofreram mutações (!) e se tornaram extremamente violentos (!!).
Como se isso não fosse o suficiente, o game se passa quase todo no escuro, tem visão em primeira pessoa – o que faz tudo ficar ainda mais assustador – e não te entrega uma mísera arma para enfrentar os perigos do local. Esconda-se, explore e reze para não te acharem.
- Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.
2) Friday the 13th: The Game
Assim como na nossa compilação de filmes de terror para a data, é questão de honra incluir uma produção que leva o selo da franquia “Sexta-Feira 13”. Felizmente, Friday the 13th: The Game também é uma jogatina bem fácil de recomendar, já que trata-se de um multiplayer assimétrico dos mais divertidos.
Apesar de os sustos e a tensão estarem presentes no game, a brincadeira pode deslanchar para a comédia se você estiver curtindo a partida com amigos no chat de voz. A ideia aqui é que um time de jogadores interprete os monitores do acampamento de Crystal Lake, que precisam encontrar recursos para fugir de lá, enquanto outro player assume o papel do próprio Jason. O mais bacana é que há diversas maneiras de vencer – e dar risadas.
- Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.
3) Sweet Home
Não se deixe enganar pelo visual 8-bit: a história de Sweet Home é daquelas de te deixar de cabelos em pé. Afinal, estamos falando do game que deu origem e inspirou uma das franquias mais amadas do gênero dos jogos de terror: Resident Evil.
Dirigido por Shinji Mikami – criador de RE –, o game lançado originalmente para o Famicom (nosso eterno Nintendinho) em 1989 conta a história de um grupo que vai filmar um documentário em uma mansão abandonada e acabam presos por lá. Tem elementos de RPG, ação e survival horror aos montes. Que bom que a Capcom viu futuro nesse tipo de jogo, né?
- Plataformas: Famicom/Nintendinho.
4) Resident Evil 7
Depois de anos de lançamentos sofríveis, que desvirtuaram completamente a série, a Capcom resolveu que era hora de voltar às origens do mesmo com Resident Evil 7. Uma espécie de soft reboot da IP, o game de 2017 inicia uma nova saga de RE protagonizada por Ethan Winters.
O título capricha nas mudanças e acerta em quase tudo: câmera em primeira pessoa, um mapa labiríntico, clima tenso, inimigos criativos e puzzles aos montes. Se você quer entrar no mundinho dos jogos de terror e mergulhar ou voltar para a franquia, Resident Evil 7 é um prato perfeito para servir seu apetite peculiar – só não ligue para as baratas na panela.
- Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, PS VR, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch (via Cloud) e PC.
5) P.T.
Por falar jogos de terror com ambientação densa, visual realista e visão em primeira pessoa, não poderíamos deixar de mencionar o game que foi sem nunca ter sido: P.T., também conhecido como Playable Teaser.
Lançado de surpresa para o PlayStation 4 em 2014, essa demo aposta num terror angustiante ao te colocar num único cenário que pode ser explorado à exaustão e revela coisas cada vez mais bizarras. O projeto teve direção de Hideo Kojima e Guillermo del Toro, e seria uma prévia jogável do então vindouro Silent Hills. A treta de Kojima com a Konami, no entanto, fez com que o título fosse cancelado e a demonstração perdida para sempre – ou quase isso.
- Plataformas: PlayStation 4 (mas quem não baixou não baixa mais por vias oficiais…).
Comentários