Jogamos: Stellar Blade resgata essência de ação clássica
Flow Games já jogou a demo de Stellar Blade, que também chama atenção pelos gráficos; confira nossa prévia
audade daqueles títulos de ação sem firulas de gerações passadas? Especialmente nos idos de PS2 e PS3/Xbox 360? Propostas que iam direto ao ponto, sem entupir o jogador de tutoriais e entregando trocas francas de golpes? Stellar Blade pode ser o resgate dessa essência clássica.
Conforme anunciado pela Sony, o título, a ser lançado exclusivamente para PS5 no dia 26 de abril deste ano, receberá uma demonstração jogável no próximo dia 29. O Flow Games recebeu acesso antecipado a essa demo para vislumbrar um pouco da superfície prometida aqui, e o recorte é generoso.
Promissor, esse conteúdo oferece doses de combate, exploração, travessia e upgrades, bem como um visual autêntico que busca mostrar uma visão ambiciosa do Shift Up, estúdio sul-coreano que assina a aventura. Aliás, trata-se do primeiro jogo de consoles dessa equipe. Saiba o que esperar desse aperitivo!
Demo de Stellar Blade: ação sem rodeios
Dançando entre o hack’n’slash e o gênero de ação e aventura temperado, Stellar Blade não tem aquele ritmo exatamente frenético, tal qual Devil May Cry, Bayonetta ou os God of War antigos. Ele se alinha a um estilo mais cadenciado, navegando nos mares de Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin, Darksiders e afins.
A era de ouro do PS2 foi responsável por gerar todas essas derivações com Onimusha, Rygar: The Legendary Adventure, Spartan: Total Warrior, além dos títulos supracitados e tantos outros que ajudaram a definir um gênero. Pesquise sobre esses nomes para você identificar as nítidas similaridades com Stellar Blade, que bebe dessa fonte.
Trata-se de um jogo clássico de ação, que dita seu compasso entre momentos de luta, exploração e travessia, com árvores de habilidades e upgrades que dão um distante – e ainda bem que muito vago – elemento de RPG. Esqueça o rótulo do soulslike aqui: você bate em seus inimigos com boa velocidade, alternando entre defesa, esquivas perfeitas e pulo, com boa variedade de golpes para que o jogador escolha os botões que está esmagando no controle. Mas o jogo não se resume a isso e muito menos “enrola” para mostrar o que tem no cardápio, ao menos no recorte dessa demo.
Exploração e trechos escaláveis
Ao pressionar o touchpad do DualSense, um sensor detecta vários elementos dos arredores, incluindo inimigos, baús e beiradas nas quais a personagem pode se pendurar para escalar edifícios, monumentos e outras construções. Sim, a exploração é um dos pilares de Stellar Blade, mas apenas para dar breves respiros da ação ao jogador.
O combate é mais cadenciado do que os trailers fizeram parecer, mas igualmente satisfatório
Ainda assim, a mecânica se mostra mais gratificante do que o esperado, frequentemente compensando os curiosos de plantão. Os itens coletados variam entre espólios, objetos de inventário e outras traquitanas úteis na aventura. Quase tudo, aliás, resulta em pontos de experiência, que depois podem ser convertidos em novas habilidades.
Apresentação de respeito
A apresentação geral, “exagerada” no maior grau asiático e graficamente robusta, mistura fim de mundo com requintes futuristas e a ideia de salvação que gira em torno da motivação do grupo central de personagens. Pode ser que a apresentação chame mais atenção do que a história em si.
A demo foi generosa o suficiente para apresentar ruínas, florestas e monumentos camuflados em cenários industriais, que dão uma remota ideia de devastação global e posicionam o jogador no epicentro dessa catástrofe, buscando soluções.
Para contemplar esse locais, Stellar Blade tem três opções gráficas à disposição: o modo qualidade, focado em resolução (4K); o modo performance, focado em entregar taxa de quadros em 60 fps com estabilidade; e o modo equilíbrio, que faz um balanço entre os dois anteriores. Foi essa a alternativa utilizada em nosso teste, aliás, e por meio da qual identificamos menos sacrifício em resolução e desempenho, mostrando harmonia entre os dois pilares.
Entre inimigos pequenos, médios, grandes e chefes colossais, a demo de Stellar Blade deixou um “gostinho de quero mais” para a versão completa, que sai no dia 26 de abril deste ano exclusivamente para PS5. E sim: com dublagem e textos em português! A localização completa ao nosso idioma já está presente na demo. Por fim, todo o seu progresso poderá ser transferido ao jogo final.
Siga no Flow Games para a cobertura completa de Stellar Blade nas próximas semanas e não deixe de contar a nós o que achou da demonstração aqui embaixo, no campo destinado aos comentários!
Comentários