Jogamos: Kunitsu-Gami Path of the Goddess é “arte” da Capcom
Com ideias originais e criatividade, Kunitsu-Gami Path of the Goddess é uma promessa interessante
nunciado no Xbox Games Showcase de 2023, Kunitsu-Gami Path of the Goddess é uma aposta que retoma a fase “experimental” da Capcom, na mesma energia de Okami. O trailer de estreia chamou atenção por seus pontos artísticos, mostrando um gameplay cheio de originalidade dentro do folclore japonês.
O Flow Games teve a oportunidade de testar uma demo durante a Summer Game Fest, em Los Angeles, e a primeira constatação é exatamente essa: projetos com semblante de “arte” podem ser ousados e, nos dias de hoje, infelizmente são escassos, uma vez que nem todos os jogadores se encantam pelas ideias propostas ali.
Mas Kunitsu-Gami Path of the Goddess tenta, por meio de uma abordagem amigável, entregar sua forma de arte da maneira mais lúdica possível. Vamos aos detalhes.
Kunitsu-Gami Path of the Goddess: ação tática com estilo
Como um jogo que se propõe a explorar o folclore do Japão, Kunitsu-Gami Path of the Goddess usa e abusa de uma rica aquarela, que chama atenção pelo aspecto “natural” de seus traços.
E é dentro dessa mitologia que você controla Soh, um guerreiro que deixa dúbia a ideia sobre seu sexo, uma vez que é todo mascarado e tem um desenho corporal que cria, propositadamente, essa dúvida no jogador. Seria uma guerreira? De qualquer forma, seu objetivo é conduzir a princesa Yoshiro para purificar vilarejos de uma maldição que assolou a região com a influência de espíritos malignos conhecidos como Seethe.
Para atingir esse propósito, você deve “traçar” o caminho da princesa até portais selados pela maldição, dos quais criaturas surgem para atacar o local e impedir que a donzela alcance a linha de chegada. Nesse trajeto, você bate, esquiva, defende e usa itens que auxiliam Soh em sua jornada, num ritmo semelhante ao do hack’n’slash, com impacto e satisfação nos combos desencadeados, além de incontáveis cores jorrando na tela. É de encher os olhos.
Kunitsu-Gami Path of the Goddess mostra seu verdadeiro charme no aspecto tático. Ao posicionar aliados estrategicamente no campo de batalha, você cria uma robusta defesa. Sentiu um cheirinho de tower defense? É isso mesmo
Em paralelo a isso, Kunitsu-Gami Path of the Goddess mostra seu verdadeiro charme no aspecto tático. Conforme a princesa avança em sua rota até os portais de purificação, os inimigos se multiplicam na tela e atacam em “ondas”. Apenas a ação de Soh não é suficiente para dar cabo de todos. O jogador, então, pode salvar habitantes do vilarejo e recrutá-los como guerreiros para ajudar na batalha, definindo funções como combatentes corpo a corpo e arqueiros, entre outras.
É possível posicionar esses recém-afiliados em locais estratégicos do ambiente, observando-se o ponto de origem das criaturas. Arqueiros, por exemplo, atuam melhor em lugares elevados, atirando de cima em direção aos oponentes. Soldados corpo a corpo podem ser alocados próximos à princesa, ajudando a defendê-la de inimigos que se aproximam. Sentiu um cheirinho de tower defense? É isso mesmo.
Arte de maquete e ciclo de noite e dia
O visual de Kunitsu-Gami Path of the Goddess é algo que definitivamente vai chamar sua atenção. E não à toa: segundo a Capcom, os ambientes foram todos criados a partir de maquetes reais, montadas especificamente para o jogo. Elas passaram por um trabalho de fotogrametria e posteriormente foram animadas, transformando-se em cenários.
A transição da noite para o dia e vice-versa reflete mudanças notáveis na iluminação e no capricho dos locais. O ciclo faz parte fundamental do gameplay, uma vez que a princesa caminha vagarosamente até os portais de purificação enquanto é protegida pelas estratégias do jogador. É possível, inclusive, acelerar a passagem do tempo para que o processo transcorra com mais rapidez.
Itens escondidos e habitantes tomados pela maldição estão espalhados e camuflados pelos cenários, aguardando apenas a boa vontade do jogador em explorar os cantos dessas maquetes virtuais.
De modo geral, Kunitsu-Gami Path of the Goddess apresenta uma ótima perspectiva em sua mistura de sistemas e, dentro disso, certamente trará uma experiência diferenciada da Capcom – e, sinceramente, estamos precisando de mais jogos assim.
Vejamos como fica a versão completa de Kunitsu-Gami Path of the Goddess, que será lançado no dia 19 de julho de 2024 para PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC. O jogo estará disponível no Game Pass.
Comentários