Jogamos Flight Simulator 2024 no meio do NADA; confira
Flow Games fez expedição por paisagem exuberante para conferir as novidades de Flight Simulator; confira!
uando Flight Simulator foi lançado em 2020, eu, assim como todo mundo que estava na Terra nessa época, passei por um dos piores momentos da vida, a já esquecida pandemia de COVID-19.
E eu via no jogo (ou simulador, para quem preferir) uma maneira de escapar e também ir a lugares que eu não podia visitar, devido às restrições do confinamento. Bem, a pandemia passou e ainda assim continuei somando horas e mais horas de voo, e o que era só um “turismo digital” foi se tornando, dia após dia, um fascínio, não só pela maneira como o jogo funcionava mas também pela aviação como um todo.
Com o passar o tempo, Flight Simulator se atualizou, a comunidade criou milhares de conteúdos extras para o jogo e foram feitas colaborações com grandes franquias do cinema, como Top Gun e Duna. No começo desse ano me veio à cabeça que eles não tinham mais o que inventar e, bom, eu fico feliz demais de dizer que eu estava completamente errado.
Quer conferir nossa experiência no “meio do nada”? Confira tudo adiante!
Flight Simulator maior ainda em 2024
Em junho deste ano, durante o Xbox Games Showcase, foi revelada a próxima geração do aclamado jogo de 2020, o Microsoft Flight Simulator 2024. No trailer tivemos uma breve demonstração do que estava por vir. Balões, planadores, atividades, uma infinidade de coisas.
O Flow Games foi convidado pela Microsoft para testar tudo isso em uma viagem incrível ao Grand Canyon. É difícil encontrar palavras para descrever sentimento ao ver o Canyon pela primeira vez: uma mistura de medo, fascínio e também aquela sensação de se sentir um grão de areia no meio de um planeta tão grande.
E não à toa, não é mesmo? O Grand Canyon se estende por mais de 440 KM, tem 29 KM de largura e uma profundidade de quase 1.900 metros! Olhar para ele é tão impactante que, mesmo depois de ver com os meus olhos, tirar milhares de fotos e fazer mais vídeos que o Coppola faria em um dia inspirado, não assimilei tudo. É vasto, é assustador e também é muito lindo.
Ok, você deve estar pensando: O que isso tem a ver com o simulador de voo? Bom, eu diria que não poderia existir outro lugar no mundo que sintetiza tão bem tudo que a nova versão do jogo promete ser.
Isso porque, agora, temos, por exemplo, uma simulação do efeito que o vento causa em aeronaves, principalmente as de menor porte, como helicópteros. E é claro que a Microsoft pensou em tudo. A experiência do evento incluía um passeio de helicóptero por toda a extensão do Grand Canyon. Foi ali que entendi a diferença que faz o vento, porque, a cada rajada de ar no helicóptero, eu sentia um frio na barriga.
O que mais me brilhou os olhos foi o avistamento de animais selvagens. No meu teste pude procurar por girafas no continente africano, fiz muitos rasantes em terra à procura delas. Assim como na vida real, são animais difíceis de encontrar, o que deixa a coisa toda ainda mais interessante e instigante
Novo sistema de missões
Mesmo com bastante experiência na primeira versão, senti muita dificuldade em me adaptar à direção com essa nova simulação de corrente de ar. Dessa forma, eles adicionaram mais uma camada de complexidade e dificuldade na versão de 2024, o que, para mim, é um grande sinal de evolução.
Uma das novidades mais interessantes da nova versão de Flight Simulator é o novo sistema de missões. Se faltavam atividades no jogo de 2020, aqui há de sobra. Segundo a desenvolvedora Asobo Studio, teremos milhares de missões únicas, incluindo resgates, entregas de materiais em lugares remotos, missões de controle florestal e contenção de incêndios, entre muitas outras possibilidades.
Mas confesso que a que mais me brilhou os olhos foi o avistamento de animais selvagens. No meu teste pude procurar por girafas no continente africano, fiz muitos rasantes em terra à procura delas. Assim como na vida real, são animais são difíceis de encontrar, o que deixa a coisa toda ainda mais interessante e instigante.
Enquanto estava no parque do Grand Canyon, tive a chance de ver alguns dos animais icônicos daquela região, como o Condor-da-Califórnia, muitos esquilos e até alces pela primeira vez. Como não é algo muito comum, bateu aquela sensação gostosa de descoberta, que é a mesma que o jogo propõe com as missões na vida selvagem.
Mas não é só de contemplação e beleza que se vive a vida de piloto; há também muito trabalho! Pensando nisso, a equipe do Microsoft Flight Simulator 2024 implementou uma novidade muito interessante: o modo carreira. Com ele, você poderá decolar de qualquer lugar do mundo – eu, por exemplo, comecei do meu saudoso Rio de Janeiro.
E não só isso: os devs de Flight Simulator trabalharam com agências ao redor do mundo inteiro para que diferentes etnias e raças fossem representadas no game. Esse novo modo indica o quanto o estúdio ouviu sua comunidade e fez com que essa reformulação de Flight Simulator fosse mais sobre propósito do que apenas um “turista digital”.
O céu está chamando…
Flight Simulator, para mim, sempre foi sobre ter a chance de alcançar o que eu não podia, sobre estar em qualquer parte do mundo celebrando o quanto o nosso planeta é vasto, bonito e também um pouco assustador.
Microsoft Flight Simulator é uma franquia quarentenária. Mas é aqui, na versão de 2024, que parecemos chegar ao potencial completo do que o simulador pode oferecer. Posso dizer que, finalmente, vamos ter não só um jogo ultrarrealista de aviação, mas também uma verdadeira celebração de tudo que nos cerca e que nem sempre temos condição ou tempo para vivenciar.
“O céu está chamando” e eu não vejo a hora de atendê-lo.
O jornalista viajou ao Grand Canyon e testou Flight Simulator 2024 a convite da Microsoft. Essa versão será lançada em 19 de novembro para Xbox Series X|S e PC e estará disponível no Game Pass.
Comentários