Aconteceu! Jogador dá spoilers de game no YouTube e é preso
Caso aconteceu no Japão e resultou na prisão de homem de 52 anos por spoilers de Steins;Gate: My Darling's Embrace
Aconteceu o que muitos temiam – ou desejavam há tempos, dependendo do seu ponto de vista –: prenderam alguém por conta de spoilers de jogos. O caso aconteceu no Japão e envolveu o compartilhamento de detalhes da história de Steins;Gate: My Darling’s Embrace.
Deu spoiler? Teje preso!
De acordo com a reportagem publicada pelo site Japan Today no último domingo (21), Shinobu Yoshida, de 52 anos, foi detido pelas autoridades japonesas após publicar alguns vídeos de gameplay da visual novel contendo spoilers massivos da trama – incluindo o final da jogatina – em seu canal no YouTube.
Embora vídeos de jogabilidade com trechos da trama dos jogos não seja algo comumente condenado pela Justiça, o caso do residente de Nagoia acabou caindo na malha fina da Kadokawa, detentora dos direitos da franquia “Steins;Gate”, por motivos específicos.
Para começar, ele usava sua conta na plataforma de vídeos da Google não só para publicar resumos de jogos, mas também de animes, criando compilações que explicavam em pouco tempo a história completa dos games e desenhos. Depois, ele escolheu monetizar esses clipes, o que parece ter sido a gota d’água para a empresa.
Em entrevista à imprensa japonesa, Yoshida diz que no momento em que fazia cada upload, sabia que o que estava fazendo era ilegal. Um spoiler para o jogador: reconhecer o vacilo só depois de ser preso, em geral, não costuma render o perdão desejado.
Via: GamesIndustry.biz
Comentários