Indústria de games demitiu mais de 9 mil funcionários em 2023
Essa não é uma retrospectiva feliz: 2023 foi um ano péssimo para a indústria de games, que viu demissões em massa gigantescas
Apesar de 2023 ter sido um ano insano de lançamentos bombásticos e a atual geração despontando de vez, os bastidores da indústria de games não compartilhou os bons momentos: até o dia 8 de dezembro, mais de 9 mil desenvolvedores de jogos foram demitidos (e é possível que o número seja ainda maior, já que algumas empresas não divulgaram seus dados).
As informações vêm do site Game Industry Layoffs, que contabilizou todas as demissões de estúdios desde janeiro – e a lista sequer conta o fechamento da FNTASTIC, desenvolvedora de The Day Before, que anunciou o fechamento das portas na última segunda (11).
Unity foi a empresa de games que mais demitiu
Entre as mais de 9 mil demissões que ocorreram em 2023, as mais surpreendentes são as da Unity, companhia por trás do motor gráfico homônimo que esteve ligada a diversas polêmicas. Foram três demissões em massa, totalizando 1.165 empregos na indústria de games.
Na sequência, temos a chinesa ByteDance com 1.000 demissões, a Embracer Group com 964 (e deve haver mais, já que o estúdio Free Radical Design, de TimeSplitter, fechou as portas) e a Epic com 830 funcionários dispensados.
Além dessas, que elencam entre o top 5 das empresas que mais demitiram, vimos muitos cortes em companhias como a Bungie, PlayStation, Telltale, Take-Two, 343 e Riot, tornando 2023 um ano bem triste e ruim para desenvolvedores.
Fonte: via Destructoid
Comentários