Horizon Forbidden West quase não teve mecânica de voo por causa do PS4
Sabe a mecânica de voo de Horizon Forbidden West? Ela quase foi cortada por causa de limitações do PS4
O início da 9ª geração de consoles foi bastante conturbado: pandemia, escassez de peças e muitos games sendo desenvolvidos como títulos de cross-geração, algo que gerou muito debate. Horizon Forbidden West foi um desses produtos, que agora ganhou mais detalhes sobre a dificuldade técnica de lançá-lo para PS4 e PS5.
Um dos argumentos que muitos fãs levantaram em 2020 é se ter jogos inéditos rodando em plataformas antigas não poderiam limitar o escopo e visão criativa da equipe de desenvolvimento. Aparentemente, esse poderia ser um problema real, já que Horizon Forbidden West quase não teve mecânica de voo.
Em uma entrevista ao Gamesindustry.biz, Jan-Bart van Keen, diretor da Guerrila Games, revelou que foi bastante desafiador fazer Horizon Forbidden West rodar no PlayStation 4, já que após aperfeiçoar o título no PS5, encaixar alguns elementos na geração anterior gerou dificuldades bem grandes.
Uma grande parte disso [criar novidades para o jogador] foi adicionar duas camadas de exploração, a subaquática e aérea. Isso foi muito, muito desafiador de um ponto de vista técnico. Foi quase até o último momento que nós não sabíamos se poderíamos ter voos no PS4. Nós estávamos meio ‘precisamos cortar o recurso todo do game? Isso vai ficar uma bagunça’, mas no fim fizemos funcionar. Sacrificamos alguns programadores aos deuses”
Ter Horizon Forbidden West no PS4 e PS5 foi complicado
A parte curiosa de assuntos de bastidores como esse é saber mais dos desafios e obstáculos de produção de games AAA, nos dando detalhes de assuntos que ficam na esfera das redes sociais, mas discutidos com propriedade pelo ponto de vista técnico dos criadores.
Segundo o diretor da Guerrilla, Horizon Forbidden West começou como um jogo de PlayStation 4, mas conforme a produção avançou, a experiência foi migrando para o PlayStation 5. Por conta dessa priorização da nova plataforma, replicar elementos mais complexos em um console inferior criou problemas.
No começo do projeto foi realmente difícil focar no PS5 e aumentar a barra de qualidade por lá, mas já na segunda metade do desenvolvimento foi difícil fazer com que o PS4 alcançasse [o mesmo nível de qualidade do PS5]. Nós ultrapassamos o limite de qualidade porque sabíamos que ele [Horizon Forbidden West] tinha que parecer muito mais bonito que qualquer outro game de PS4, mas também queríamos que fosse significativamente melhor no PS5. Queríamos fazer de um jeito que toda screenshot de Horizon fosse notável a diferença [entre PS4 e PS5].”
Apesar de Keen não ter citado durante sua entrevista, vale lembrar que Burning Shores, DLC de Horizon Forbidden West, foi exclusiva de PS5 por conta de novos elementos gráficos, como nuvens volumétricas.
Portanto, fique com a curiosidade do dia. Por mais que Horizon Forbidden West tenha saído com todas as mecânicas idênticas nas duas versões, a opção de voar quase ficou de fora – e necessitou de um esforço para fazer funcionar.
Fonte: Gamesindustry.biz
Comentários