Games

Protótipo de GTA esquecido vaza e ganha detalhes inéditos

Duas versões de testes do GTA Liberty City Stories vazaram na internet e revelam como jogo poderia ter sido diferente

21.01.2025 às 12:50

O GTA Liberty City Stories foi lançado em 2005 para PSP e ganhou adaptações para o PlayStation 2 e celulares. O jogo é um tipo de spin-off do GTA 3 que mostra a história de Toni Cipriani, um homem que precisou se esconder após matar um mafioso e que deseja acertar as contas.

Enquanto vazamentos da Rockstar Games não são exatamente uma novidade, agora surgiram duas builds, vazadas supostamente no fórum 4chan, do PSP de protótipos que mostram como o GTA Liberty City Stories poderia ter sido um pouco diferente quando comparado com a sua versão final.

Primeira build vazada GTA Liberty City Stories não é jogável

A primeira build, que consta ser do dia 16 de julho de 2005, não pode ser executada de forma independente. Ainda assim, os seus arquivos foram analisados pela comunidade e revelaram algo bem interessante, como estas imagens para as telas de carregamento que foram descartadas na versão final.

Apenas três estações de rádio funcionam nesta build, sendo estas Head Radio, Lips 106 e LCFR. Além de contar com outros sons diferentes que não dizem respeito ao seu rádio, o mapa está incompleto sem algumas estradas e, também, sem as áreas portuária e industrial.

Build de setembro tem mais mudanças

A segunda build vazada do GTA Liberty City Stories, diferentemente da primeira, pode ser executada. Ela conta com um vídeo diferente para sua introdução e não utiliza a mesma interface e fonte vista na versão final, além de contar com um menu de debug para testar certas funções.

Outro fato curioso a ser notado nesta build é que o som para pegar armas e itens parece ter sido retirado do GTA Vice City. Além disso, uma mudança fácil a ser notada na build é que o restaurante do Cipriani tem um pequeno letreiro, como pode ser visto abaixo.

GTA Liberty City Stories - restaurante do Cipriani no protótipo

Imagem: H-G/GTAforums

As mudanças vistas nesta build, entretanto, não param por aqui. Veja algumas das principais diferenças notadas pela comunidade:

  • Negócios no Red Light District abrem apenas a noite;
  • Duas garotas extras podem ser encontradas na missão Ho Selecta!;
  • Miguel usa o mesmo visual encontrado no GTA 3;
  • O carro V8 Ghost é diferente do visto na versão final;
  • As telas de carregamento também são diferentes nesta versão;
  • A missão final The Sicilian Gambit tem inimigos extras na ilha e coquetéis molotov são a arma principal do chefe final.

Como as builds vazaram recentemente, a comunidade de fãs do GTA Liberty City Stories deve encontrar mais mudanças em breve. Inclusive, o grupo The Cutting Floor começou o trabalho de documentação do protótipo, que também deve contribuir bastante para mais novidades.

Fonte: GTAforums, LibertyCity, Reddit

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários