Em clima de GTA 6: veja TODOS os trailers de revelação de GTA
O dia chegou, meus amigos: o primeiro trailer de GTA 6 foi revelado! Que tal relembrar todos os outros trailers da franquia?
última segunda-feira (4) é um dia que vai ficar marcado na história dos games: trata-se da data do trailer de revelação de GTA 6 – que chegou antes da hora após vazamentos –, algo que pode se tornar um dos eventos mais assistidos e comentados de todos os tempos. Mas, apesar de ser um trailer muito aguardado, ainda vai demorar um tempo até o jogo ser lançado.
Enquanto temos que esperar, bora embarcar em uma sessão nostalgia e relembrar o trailer de anúncio de cada um dos títulos da franquia? São 12 trailers para assistir (e alguns bônus), de jogos da franquia principal aos games portáteis que vimos na era do PSP e Nintendo DS. Você lembra de todos? Ou vai ver pela primeira vez? Vem com a gente!
Todos os trailers de GTA em ordem cronológica
GTA 1 (PC e PS1 – 1997)
Antes de se tornar o fenômeno que é hoje, a franquia GTA começou modesta e com um estilo bem diferente: a perspectiva era com uma câmera vista de cima e com mecânicas bem mais simplificadas. Entretanto, os pilares do gameplay já estavam ali: roubo de carros, ação, perseguição policial e muito caos.
Infelizmente, por se tratar de um jogo de 1997, é difícil dizer se esse realmente foi um trailer de revelação na época ou se é um compilado de vídeos de marketing do jogo, mas é o mais perto que temos de um trailer de divulgação. Ao menos, você pode dar uma olhada na primeira versão de Liberty City abaixo!
Bônus: trailer de GTA London
GTA 2 (PC, PS1 e Dreamcast – 1999)
Com tamanho sucesso, impossível não ter uma sequência, não é mesmo? E no maior estilo “maior e melhor”, GTA 2 deu continuidade à saga, mas seu trailer de revelação (ou não, difícil dizer pela data) mostra sua idade. Em vez de trazer gameplay e detalhes da trama, tudo o que temos é uma sequência em live action.
GTA 3 (PC, PS2 e Xbox – 2001)
Que tal relembrar o jogo que mudou muitos paradigmas do universo 3D e mundo aberto? Tido por muitos como um dos games mais importantes da indústria, GTA 3 redefiniu a franquia e deu um norte para onde os próximos títulos rumariam (e todos os outros do gênero, na verdade).
No trailer de revelação, vemos Claude criando o caos absoluto em Liberty City, que agora tinha três dimensões e muito mais profundidade de gameplay. Confira:
GTA Vice City (PC, PS2 e Xbox – 2002)
Certamente, GTA Vice City é para muitos um dos melhores jogos de toda a série: além de aprimorar as mecânicas do título anterior, a ambientação foi a cereja do bolo. Com muito rock ‘n roll, ruas de neon e uma representação fictícia de Miami, o game trouxe uma excelente história de mafiosos e um conteúdo ainda maior que o seu predecessor.
Agora, com Grand Theft Auto 6 oficialmente revelado, é legal ver o quanto Vice City mudou em mais de 20 anos.
GTA San Andreas (PC, PS2 e Xbox – 2004)
Na era da sexta geração de consoles, GTA San Andreas é possivelmente um dos games mais influentes da sua época. Se Vice City já tinha elevado o gameplay da série, San Andreas quadruplicou a qualidade, adicionando diversas mecânicas requisitadas, um mapa gigantesco, mais liberdade de exploração e claro: ambientações e trama sensacionais.
O próprio trailer de revelação já enaltece todas essas adições, mostrando aviões, mais locais para entrar, o sistema de gangues, personalização de carros, mudanças na aparência do protagonista e muito mais.
GTA Liberty City Stories (PSP e PS2 – 2005)
Lançado originalmente para PSP e posteriormente para PS2, GTA Liberty City Stories foi o primeiro jogo spin-off da série (e o primeiro 3D para um portátil). Apesar de não ser tão complexo e detalhado quanto San Andreas, para uma jogabilidade portátil o título se destacou bastante nas adaptações.
Para quem estava com saudades de Liberty City e da trama da máfia, certamente há conteúdo bacana por aqui, conforme vemos em seu primeiro trailer com bastante foco nos personagens e ambientação.
GTA Vice City Stories (PSP e PS2 – 2006)
Similar a Liberty Stories, GTA Vice City Stories tem uma proposta semelhante: levar o clima tropical de Miami e as ruas de neon para o PSP (e posteriormente ao PS2). O título foi um prequel do jogo principal e novamente adapta mecânicas para caber em uma experiência portátil.
GTA 4 (PS3, Xbox 360 e PC – 2008)
Após 7 anos sem um jogo principal da franquia, GTA 4 fez jus ao seu nome, marcando a estreia da franquia na geração do Xbox 360 e PS3. O quarto título da série, assim como o terceiro, redefiniu muitos parâmetros para mundo aberto e para jogabilidade realista, focando bastante em sistemas de física impressionantes e diversos sistemas de escala micro e macro que impressionaram na época.
Até hoje, muitos fãs discutem que o game foi um dos mais inovadores para a franquia e consegue ganhar na atenção aos detalhes em muitos aspectos em relação aos títulos mais novos. Além disso, o jogo apresentou uma história mais madura e estreou as expansões stand-alone na era 3D.
Bônus 1: trailer de The Lost and Damned
Bônus 2: trailer de The Ballad of Gay Tony
GTA Chinatown Wars (Nintendo DS, PSP e smartphones – 2009)
O primeiro e único game da série para o Nintendo DS (e posteriormente com versões para PSP e smartphones), GTA Chinatown Wars marcou por retornar às origens da franquia, com câmera vista de cima e muitas mecânicas antigas (mas charmosas).
Esse é um dos games frequentemente esquecidos na série, mas com uma base de fãs muito fervorosa que o coloca entre os melhores de toda a saga. Você chegou a jogar?
GTA 5 (PS3, Xbox 360, PS4, Xbox One, PC, Xbox Series X|S e PS5 – 2013)
“Por que eu me mudei para cá? Eu acho que foi o clima”. Certamente, se você gosta da franquia, com certeza se lembra das primeiras palavras proferidas por Michael no trailer de revelação de GTA 5 (e algo que viraria uma piada interna na comunidade pela longa demora em termos uma sequência).
Apesar de o quinto título da saga Grand Theft Auto ter sido lançado para o PS3 e Xbox 360, ele continua até hoje como um dos games mais ambiciosos e bem-feitos da era moderna, recebendo diversas atualizações gráficas ao longo dos anos e consolidando a experiência online da franquia.
GTA The Trilogy – The Definitive Edition (PS4, Xbox One, PS5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, PC e smartphones – 2021)
Por mais que GTA The Trilogy – The Definitive Edition não seja um lançamento único da série, a coletânea com GTA 3, Vice City e San Andreas marcou por diversos motivos bons e ruins. Antes de seu anúncio oficial, muitos rumores hyparam os fãs: afinal, trazer os jogos clássicos com jogabilidade moderna e gráficos repaginados parecia um sonho.
Entretanto, apesar de o primeiro trailer parecer promissor, o título teve um lançamento cercado de problemas de desempenho, bugs, mecânicas quebradas e mais, o tornando a ovelha negra da série. Agora, dois anos depois, muitos problemas foram corrigidos, mas o game ainda não é muito querido pela comunidade.
GTA 6 (PS5 e Xbox Series X|S – 2025)
Após muitas reviravoltas, como vazamentos em 2022, mais de uma década desde o último título e até mesmo um vazamento (de novo) do trailer antes da hora, GTA 6 finalmente é real! Confirmando os rumores, o sexto game da série Grand Theft Auto vai retornar à Vice City e trazer um mapa gigantesco.
No trailer de revelação, vemos Lucia e Jason, o casal de protagonistas, começando sua carreira criminosa na cidade, além de muitos detalhes interessantes sobre o que podemos esperar do game, como grande foco nas redes sociais e bizarrices. A espera valeu a pena?
…
E pra você? Qual foi o melhor trailer de revelação da franquia GTA? O 6, por estarmos há tanto tempo aguardando? Ou algum outro que tenha chamado mais atenção? Deixe seu comentário abaixo!
Comentários