
Imagem: Rockstar
GTA 6: Digital Foundry analisa trailer e não crê em 60 FPS
O Digital Foundry fez uma análise detalhada do trailer de GTA 6 e já chegou a algumas conclusões. Confira!
O trailer do GTA 6, além de estar quebrando recordes, chamou a atenção de todos os fãs da franquia por conta de seus gráficos impressionantes. O canal Digital Foundry, claro, analisou o trailer e aponta algumas questões interessantes.
O Flow Games conferiu tudo o que o pessoal do Digital Foundry comentou e, além de abordar os principais tópicos em detalhes, traz no final da matéria um resumo separado por marcadores do que eles acharam do trailer do GTA 6. Confira!
Trailer de GTA 6 contou com upscale
O Digital Foundry começa o seu vídeo dizendo que o trailer do GTA 6 foi lançado com a resolução 4K e 30 FPS. Apesar disto, ele foi capturado em um PlayStation 5 em algo próximo a resolução 1440p, 2560 x 1152 pixels para ser exato.
Dessa forma, o trailer que foi visto por milhões de pessoas passou por um processo de upscale, provavelmente com o FSR da primeira geração. Isso explicaria a sua qualidade em alguns pontos e o fato de o jogo parecer tão realista no hardware do PS5.
Ainda na questão de resolução, um dos analistas do Digital Foundry ainda diz que a Rockstar Games, como esperado, não entregará o GTA 6 com resolução 4K e 120 FPS com uma qualidade de imagem absurda. Mesmo assim, ele ressalta que a qualidade ainda será boa.
Trailer e gameplay podem ser diferentes
Um outro ponto abordado pelo time do Digital Foundry é que, apesar de as imagens terem sido capturadas no PS5 e diretamente na engine do GTA 6, o trailer não revelou trechos de jogabilidade.

Imagem: Rockstar Games
Eles explicam que a Rockstar Games preferiu utilizar cinemáticas para mostrar o jogo, que podem apresentar uma imagem melhor devido a uma série de fatores. Dessa forma, o resultado “in-game” até pode ser parecido, mas não igual ao que foi visto no vídeo.
Ray Tracing em GTA6
Algo que contribui para o visual tão realista no trailer de GTA 6 está no fato de o jogo contra com Ray Tracing para sua iluminação global, ou seja, ele conta com RTGI. As cenas que mais evidenciam a sua presença são as ensolaradas e com muitas luzes, como uma aos 45 segundos em que é possível ver o reflexo da luz da sirene da polícia na parede.

Imagem: Rockstar Games
Outra cena que chama a atenção ao fazer o uso do recurso é uma em tem uma festa noturna cheia de neons. A luz deles se mostra bem uniforme, quase que seguindo uma linha, e não seria possível ter tanta definição sem o RTGI.

Imagem: Rockstar Games
Mais um ponto que impressiona no trailer é o reflexo do Ray Tracing, principalmente quando colocado em materiais transparentes. Por exemplo, em uma cena em um carro é possível ver o reflexo no para-brisa perfeitamente, assim como através de garrafas de cerveja.
Pelo lado negativo, apesar de ficarem impressionados com a qualidade vista dos reflexos e questões relacionadas ao Ray Tracing no GTA 6, eles lembram que todos esses pontos nos consoles tendem a ter sua qualidade reduzida para não ter problemas de performance.
Com essa questão negativa, em alguns lugares, o SSR marca presença. No trailer, eles podem ser mais notados nos locais com água, que contam com menos detalhes para serem apreciados.

Imagem: Rockstar Games
Apesar de lembrarem mais uma vez que as cenas vistas no trailer são mais cinemáticas, o Digital Foundry se atenta para o fato de a Rockstar Games não ter um histórico de aprimorar suas cinemáticas. Não apenas isso, muitas cenas dessas provavelmente serão vistas com frequência.
Os analistas da Digital Foundry ainda apontam que a iluminação vista no trailer não deve ser igual a encontrada ao jogá-lo. Entretanto, eles também dizem que os jogadores não devem notar tanto esse problema uma vez que, ao jogar, eles não ficarão parados tão de perto dos personagens e outros elementos para analisá-los minuciosamente.
Sombras são outra história
Algo mais padrão a ser notado no trailer do GTA 6 é o fato de a Rockstar Games, aparentemente, ter usado sombras normais encontradas em jogos, ou seja, não geradas através de Ray Tracing.
Um dos motivos para sua presença, provavelmente, está ligado ao fato dos outros recursos de Ray Tracing já estarem aplicados. De forma geral, isso seria uma limitação de performance, uma vez que o hardware poderia não dar conta de tudo junto.

Imagem: Rockstar Games
Apesar da simplicidade nas sombras, os analistas do Digital Foundry ainda apontam que são bem competentes, apesar de alguns serrilhados. E, provavelmente, essas sombras são ainda melhores que as encontradas em Red Dead Redemption 2.
Personagens e renderização do cabelo
Um ponto que impressionou o Digital Foundry no trailer do GTA 6 são os personagens que estão repletos de detalhes. Entretanto, o que mais chamou a atenção neles foi a renderização de seus cabelos.
Eles ressaltam que em algumas cenas, como uma mais picante entre Jason e Lucia, o movimento de seu cabelo impressiona por causa de seu realismo. Os analistas apontam que o recurso é ainda melhor que, por exemplo, o encontrado com jogos que fazem uso do TressFX.

Imagem: Rockstar Games
Mesmo impressionados, em algumas cenas, a equipe do Digital Foundry ainda encontrou cabelos com baixa resolução e com menos detalhes. Isso aconteceria por causa de a Rockstar, possivelmente, estar renderizando o cabelo em uma resolução menor do que o resto de outros elementos do jogo.
GTA 6 em 60 FPS e no Switch 2?
Nos consoles, o time do Digital Foundry não acredita que o GTA 6 rodará a 60 FPS, mas que provavelmente rodará a 30 FPS. Eles lembram que recursos como o RTGI não podem ser desabilitados e que, geralmente, jogos de mundo aberto geralmente não rodam bem em 60 FPS.
Indo um pouco além, eles mencionam que os 60 FPS só poderiam ser alcançados com o FSR 1, mas que isso implicaria no jogo rodar em uma resolução baixa. Outro ponto que não aponta para os 60 FPS é o fato de a Rockstar Games não ter utilizado esta taxa de quadros por segundo em seus últimos títulos.

Imagem: Rockstar Games
Por outro lado, eles não descartam a possibilidade de o GTA 6 ter mais de um modo gráfico. Com isso, talvez, a Rockstar Games permita que os jogadores rodem o título com 40 FPS.
E por último, mas não menos importante, o time do Digital Foundry praticamente descartou uma versão do jogo para o Nintendo Switch 2. Para as dificuldades em um port, eles apontam a renderização em tempo real e o poder de sua CPU.
Além do Nintendo Switch 2, eles também acreditam que PCs portáteis, como o Steam Deck e o ROG Ally, não sejam capazes de rodar o jogo.
Conclusão do Digital Foundry
Para deixar tudo um pouco mais fácil de ser compreendido, aqui estão os principais pontos que o Digital Foundry apontou sobre o GTA 6
- Trailer foi lançado em 4K e 30 FPS, mas o GTA 6 deve rodar no PlayStation 5 em uma resolução perto do 1440p e com 30 FPS;
- O título ainda deverá usar alguma ferramenta de upscale, como o FSR 1, nos consoles;
- Imagens do trailer foram feitas a partir de sua engine, mas a qualidade gráfica será um pouco diferente ao jogar;
- RTGI impressiona e garante um dos visuais mais realistas já vistos;
- Reflexo em vidros de carros e garrafas de cervejas também impressionam graças ao Ray Tracing;
- Sombras não utilizam Ray Tracing, mas ainda apresentam um resultado competente;
- Renderização e movimentos dos cabelos são muito realistas, apesar de alguns modelos terem resolução inferior;
- GTA 6 no PlayStation 5 deve rodar em 30 FPS, mas pode ter algum modo para 40 FPS;
- Nintendo Switch 2 não deverá ser capaz de rodar ao jogo devido a sua renderização em tempo real e CPU com baixo poder de processamento.
Quer encontrar os melhores preços de games na internet? Conheça o Low Games! Descontos em jogos, acessórios, consoles, gift cards e muito mais para todas as marcas! Visite: https://www.lowgames.com.br/
Via: Eurogamer
Comentários