
GTA 6 caro? Pesquisa mostra impacto e se fãs topam pagar
GTA 6 será um colosso capaz de impactar a cultura gamer, movimentar marcas e mais; confira a pesquisa completa
Imagem: Rockstar
m choque mobilizador como o de GTA 6 é um feito raro numa indústria de games cada vez mais saturada. É um impacto tão único que sua "cratera" deixa efeitos que serão sentidos por muitos anos, influenciando futuras gerações de jogos e jogadores.
E nada como ter uma pesquisa para entender, em números, como esse fenômeno se explica. As pessoas estão dispostas a pagar caro por um jogo assim? Há disposição também para montar máquinas melhores ou até comprar um console novo só por causa de um único título? De que forma outras marcas – de games ou fora da bolha – observam esse bonde do hype para pegar carona nele?
A Go Gamers, idealizadora da Pesquisa Game Brasil (PGB), acaba de lançar um novo estudo, batizado de “GTA 6: Hype, consumo e cultura gamer“, com visões inéditas e aprofundadas sobre o game, oferecendo estatísticas apoiadas em recortes relevantes. A iniciativa foi conduzida por Carlos Silva, CEO da Go Gamers, e Guilherme Camargo, CEO do SX Group e coordenador da pós-graduação da ESPM.

Imagem: PGB
GTA 6: impacto cultural e disposição do consumidor em pagar caro
A expectativa em torno desse lançamento não é apenas simbólica e representa um sentimento coletivo real que se traduz em disposição de compra. “Essa expectativa está ativamente mobilizando comportamentos concretos de consumo, atenção, pertencimento e desejo de participação coletiva”, diz Silva. “A expectativa global mostra como a indústria de games atingiu um patamar em que cada grande título se torna um marco cultural capaz de mobilizar audiências globais e influenciar linguagens de outras indústrias criativas”, complementa Camargo.
Com 16 jogos em sua franquia, um dos principais pontos da pesquisa era entender quais títulos da série GTA estão entre os mais marcantes ao público. Em primeiro lugar, GTA San Andreas foi citado como o favorito (48,9%), seguido de GTA 5 (20,4%) e GTA I (18,6%).
O impacto midiático de GTA 6 e o alto engajamento dos fãs têm chamado a atenção de quem está fora da experiência gamer, algo parecido com o que já vimos em Game of Thrones e Vingadores: Ultimato – Carlos Silva, CEO da Go Gamers
O poder multimídia de GTA 6, isto é, sua capacidade de furar bolhas, é outro fator proeminente. Em conversa com o Flow Games, Silva menciona outros exemplos que se assemelham em atrair novas audiências. “O impacto midiático e o alto engajamento dos fãs têm chamado a atenção de quem está fora da experiência gamer, algo parecido com o que já vimos em Game of Thrones e Vingadores: Ultimato. GTA 6 tem gerado esse efeito e pode ser um produto a ser explorado por curiosos e potenciais jogadores que gostam de cultura pop e games”, explicou.

Imagem: PGB
Curiosamente, GTA Vice City, que é justamente o palco de GTA 6 (réplica de Miami), não tem a mesma popularidade, embora nutra, nos jogadores, uma forte memória afetiva. “Temos também os casos dos três primeiros títulos da franquia e de GTA Vice City que, apesar da memória afetiva forte, possuem engajamento atual baixo. Notamos que, no momento, GTA Online também é um marco: ele traz alta retenção e engajamento entre os que conhecem e já não pode ser considerado um jogo de nicho”, explica o analista.
GTA 6: perfil de interessados e disposição de compra
De acordo com o estudo, o público interessado em GTA 6 no Brasil é diverso e multiplataforma, mas com alguns traços bem definidos: falando sobre gerações, a geração Millennial (30-44 anos) é a maioria, mas a Geração Z (15-29 anos) também aparece com força. Em média, os homens que se declaram fãs da franquia têm quase 38 anos; as mulheres, 34,5 anos. E a presença feminina é imponente: mulheres também têm interesse no jogo, mesmo aquelas com histórico mais recente de entrada na franquia.
“O critério para seleção dos respondentes seguiu os mesmos parâmetros da PGB, com respondentes acima de 16 anos que declararam jogar algum tipo de jogo digital, respeitando a distribuição brasileira segundo o IBGE (com 52% mulheres, 48% homens, aplicado para todas as regiões do Brasil); e jogadores de todas as plataformas digitais (console, PC, smartphone). Além disso, aplicamos uma camada de filtros para entender o nível de envolvimento dos respondentes com a franquia e se pretendem comprar o jogo GTA 6. Com esses critérios, a pesquisa aconteceu de maneira online através do instituto de pesquisa Blend New Research”, esclareceu Silva ao Flow Games.
A forma como o conteúdo sobre GTA é consumido também foi abordada na pesquisa. O destaque vai para o YouTube, seguido pelo TikTok, Instagram e por influenciadores digitais em diversas plataformas. No consumo de conteúdo, prevalecem os formatos que combinam informação com entretenimento, como análises de trailers (57,6%), notícias sobre lançamento (54,3%), gameplays de GTAs anteriores (33,6%) e teorias sobre o novo mapa e os novos personagens (30,8%).

Imagem: PGB
Mesmo que esteja previsto apenas para o meio de 2026, o game já gera ações de preparação e consumo pré-lançamento: 25,3% dos entrevistados pela pesquisa afirmam que trocaram de console pensando no jogo; outros 20,6% já até compraram ou montaram um novo PC. Em outro ângulo, 20% do público que respondeu ao estudo diz ter comprado equipamentos para melhorar a experiência (como headset, mouse, controle etc.).
Um dos dados mais importantes da pesquisa é sobre a percepção do público a respeito do preço de GTA 6: apesar de não ter sido divulgado ainda, especula-se que ele custará entre R$ 500 e R$ 600, valor considerado alto para os padrões atuais. Porém, as respostas na pesquisa surpreenderam: um terço do público considera esse preço “justo” (33,2%).
Setores como o de bebidas energéticas, vestuário e tecnologia se destacam como aqueles que os fãs veem como boas oportunidades para agregar na sua experiência
“Destaco que é uma oportunidade para outros segmentos de mercado como marcas não endêmicas, que já se posicionam com o público de games, mas também para outras que queiram aproveitar o hype. Setores como o de bebidas energéticas, vestuário e tecnologia se destacam entre aqueles que os fãs veem como boas oportunidades para agregar na sua experiência”, realça Silva em resposta ao Flow Games.
Os resultados também indicam que promoções, parcelamentos, brindes e bundles podem ser decisivos para converter potenciais compradores que reconhecem o valor que GTA 6 tem, mas sentem o impacto do preço: 24,2% pretendem comprar no lançamento, mesmo achando o preço alto, e 25,1% dizem que o valor é acessível e pretendem comprar o game no lançamento. Ou seja, 49,3% querem adquirir o produto já em sua estreia, sendo que metade desse grupo reconhece que o valor é elevado.
“Ou seja: parte dos que acham caro ainda topam pagar. É o que chamamos de custo de pertencimento — a pessoa aceita pagar mais para estar presente na experiência coletiva”, afirma Mauro Berimbau, consultor da Go Gamers e professor da ESPM.

Imagem: Rockstar Games
Outras marcas e GTA 6: percepção positiva
Segundo o estudo, a maioria dos participantes vê com bons olhos a inserção de marcas nesse contexto. Para 55,4%, até mesmo marcas de fora do universo dos games poderiam participar de ações como o lançamento de GTA 6. Outros 41,9% aceitam essa presença dependendo de como ela for feita – há margem de ação, mas ela exige cuidado e autenticidade. Além disso, as categorias mais bem posicionadas para esse momento são Bebidas Energéticas (54,6%), Tecnologia (49,5%), Moda/Roupas (49,3%), Fast Food (42,2%) e Streaming (41,5%).
A principal crítica feita durante a apuração da pesquisa foi a falta de conexão temática. O levantamento apurou que 46,2% rejeitam memes ou paródias sem contexto, e 41,6% rejeitam uso de gírias de forma artificial. Por outro lado, 35% avaliam positivamente quando a marca entende o universo do jogo, e 24,9% valorizam campanhas criativas e divertidas.
Outras franquias tão potentes quanto? E o mundo pós-GTA 6?
Perguntado sobre isso, Silva destaca exemplos interessantes. “Temos notado que grandes franquias são marcas que transmitem confiança e têm esse potencial. Talvez The Witcher 4 possa se aproximar, mas é difícil dizer se vai conseguir esse mesmo impacto, pois GTA tem uma proposta que consegue engajar fãs de diversos gêneros e manter a consistência por diversas gerações, além de sempre ser inovador na sua proposta. Conseguir ter todos esses elementos é desafiador e por isso ele pode criar uma nova régua de qualidade dentro da indústria”, explicou.

Imagem: Rockstar
“Estamos curiosos, pois com base nesse estudo foi possível identificar um engajamento que vai além do jogo em si. Estamos falando de um ecossistema inteiro que pode ser alterado, como a preferência por plataforma, marcas gerando novos negócios, novas comunidades, novos criadores de conteúdo, novos equipamentos e até mesmo novas marcas. A PGB [Pesquisa Game Brasil] 2026 promete”, concluiu o CEO da Go Gamers.
A pesquisa utilizou uma amostra nacional de 1.200 respondentes para mapear quem são os brasileiros que estão atentos ao jogo, como eles se articulam na cultura gamer e quais oportunidades isso abre para marcas que desejam entrar de forma relevante nesta conversa. Para acessar o formulário com mais informações sobre o estudo, clique aqui.
GTA 6 está com lançamento marcado para 26 de maio de 2026 no PS5 e no Xbox Series X|S.
—
Quer encontrar os melhores preços de games na internet? Conheça o Low Games! Descontos em jogos, acessórios, consoles, gift cards e muito mais para todas as marcas! Visite: https://www.lowgames.com.br/
Comentários