Google doa 120 mil bolsas para que jovens ingressem no mercado de tecnologia
Parceria da Google com CIEE e Bettha foca na capacitação de jovens em áreas de alta demanda profissional
omo nem só de games vive o jovem, a Google está dando uma mãozinha para que pessoas no início de sua jornada profissional ou em mudança de carreira possam encontrar no concorrido mercado de tecnologia seu tão almejado novo emprego.
Em um evento realizado em São Paulo nesta quinta-feira (20), junto do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e da Bettha – startup do grupo Cia de Talentos –, a Gigante das Buscas anunciou uma nova parceria para a doação de 120 mil bolsas de cursos em tech.
As inscrições para 4 diferentes cursos profissionais em tecnologia estão abertas a partir de hoje e focam principalmente o público jovem em situação de vulnerabilidade social, além de grupos politicamente minorizados, como negros, mulheres, comunidades indígenas e a comunidade LGBTIQAP+.
O Flow Games esteve presente no encontro de revelação desta nova etapa do programa de capacitação da Google e conta mais sobre o assunto para você.
Google preparando jovens para a tecnologia
Segundo Maia Mau, diretora de Marketing da Google Brasil, o anúncio é apenas parte de um programa maior que tem como objetivo 500 mil bolsas de estudo até 2026.
Falando ao Flow Games, a executiva explica que a escolha pelos cursos de Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design se deu por vários fatores. Primeiro, por fazerem parte do DNA da própria empresa, que respira tecnologia em seu dia a dia e foi a responsável por desenvolver esses módulos.
A escolha pelos cursos de Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design se deu por vários fatores
Depois, por não exigirem conhecimento ou formação prévia dos jovens que vão cursá-los e também por estarem ligados a habilidades que, segundo um estudo recente do BID, serão as mais demandadas pelo mercado de trabalho ao longo dos próximos anos – ambas ótimas notícias para quem quer entrar neste mercado específico de trabalho.
Cada curso tem cerca de 140 a 200 horas de aulas e a expectativa média é de que eles sejam concluídos em até 6 meses pelos alunos. “É muito fácil acompanhar tudo pelo aplicativo de celular ou pelo computador. Também há comunidades para que você possa tirar dúvidas e buscar mais informações a respeito de uma informação específica”, conta Rafael Rocha ao Flow Games.
Ele foi um dos primeiros alunos do programa idealizado pela Google junto do CIEE em 2022. Após ter concluído o curso de Análise de Dados e obtido seu certificado, Rocha conseguiu uma oportunidade de trabalho e hoje atua como analista no Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
“Sabemos da demanda do mercado em profissionais qualificados nessas áreas e, por isso, entendemos a importância de investir na capacitação de jovens ou pessoas que queiram mudar de ramo para que se tornem profissionais de excelência”, reflete a diretora da Google sobre o assunto.
Como funciona o programa?
De acordo com a Google, CIEE e Bettha dividem as 60 mil bolsas gratuitas oferecidas pelo programa, sendo ofertadas para alunos no ensino médio, na faculdade e também para as pessoas que já concluíram algum destes ciclos e procuram oportunidade de trabalho.
Enquanto o CIEE irá focar na distribuição entre jovens com idade entre 16 e 24 anos, a Bettha vai se concentrar em pessoas com mais de 25 anos também buscando por um emprego. Basta fazer a inscrição por meio deste site ou deste link para que o seu interesse pelos cursos seja computado e avaliado por cada uma das organizações.
No curso de Suporte de TI os participantes são capacitados para suporte na área de tecnologia. Já a habilitação em Análise de Dados ensina os alunos a coletarem e a organizarem estrategicamente blocos de informações, para a análises que contribuam no processo de tomada de decisão.
Os formados em Gestão de Projetos ficam preparados para definir planos, orientar colegas de equipe e gerenciar mudanças, riscos e partes interessadas, durante os processos de entrega de produtos, serviços e outros resultados em uma empresa. E os inscritos em UX Design estudam a interação de usuários em sites, aplicativos e com objetos físicos, para tornar essas experiências mais úteis, agradáveis e acessíveis.
Em coletiva, representantes do CIEE e da Bettha afirmaram ao Flow Games que não atuam apenas na seleção e oferta das bolsas doadas pela Google, mas também no acompanhamento dos jovens ao longo do curso, com iniciativas para reduzir o abandono dos módulos e garantir que os alunos possam concluir seus estudos e ingressar no mercado de trabalho.
Comentários