
Imagem: Microsoft
Game Pass é “insustentável e prejudica a indústria”, diz ex-Arkane
Segundo o criador da Arkane, o Game Pass é o “elefante na sala” e a estratégia de dinheiro infinito da Microsoft vai acabar em algum momento
Sem dúvidas, o Game Pass é um modelo de serviço de assinatura muito atraente para o consumidor, que recebe centenas de jogos por um valor relativamente barato. Mas e para os desenvolvedores e a indústria? Segundo Raphäel Colantonio, fundador da Arkane, o serviço da Microsoft é insustentável e vai colapsar em algum momento.
No Twitter, Colantonio deu sua opinião sobre a recente onda de demissões da Microsoft e comentou sobre como o Game Pass pode prejudicar a companhia no médio e longo prazo.

Imagem: Microsoft
Game Pass é “insustentável” e “realidade vai bater à porta eventualmente”
No último fim de semana, Raphäel Colantonio publicou no X (Twitter) que “ninguém está falando sobre o elefante na sala, cof cof (Game Pass)”, dando a entender que o serviço de assinatura da Microsoft é um grande problema no modelo de negócios do Xbox e que pode estar causando dificuldades (ou pode trazer complicações no futuro).
Why is no-one talking about the elephant in the room? Cough cough (Gamepass)
— Raphael Colantonio (@rafcolantonio) July 5, 2025
Em resposta a um seguidor, Colantonio e Michael Douse (diretor de publicação da Larian, de Baldur’s Gate 3) comentaram sobre o assunto. De acordo com o fundador da Arkane, o serviço da Microsoft é “insustentável e prejudica a indústria”, vivendo puramente, neste momento, do “dinheiro infinito da Microsoft”, algo que deve acabar eventualmente.
Eu acho que o Game Pass é um modelo insustentável que vem prejudicando cada vez mais a indústria há uma década, subsidiado pelo ‘dinheiro infinito’ da Microsoft, mas em algum momento a realidade vai bater. Não acho que o Game Pass possa coexistir com outros modelos — ou ele vai acabar com todos os outros, ou vai desaparecer”
"what happens when all that money runs out?" is the most vocal concern in my network, and one of the main economic reasons people I know haven't shifted to its business model. The infinite money thing never made any sense.
— Very AFK (@Cromwelp) July 5, 2025
Em resposta, Michael Douse concordou, dizendo que o que mais ouve de outros devs e empresas é: “o que acontece quando o dinheiro infinito acabar?”, alegando que esse é uma das principais preocupações de devs com o Game Pass. Colantonio concordou e acrescentou: “de acordo, e estou cansado de ouvir a besteira de que ‘não se preocupe, não vai afetar as vendas’, só para admitir depois que atrapalham [as vendas]”.

Imagem: Billy Freeman na Unsplash
A dupla continuou a conversar nas redes sociais, concordando que a canibalização de vendas pode não impactar devs menores (que ficam suscetíveis a menos riscos com a segurança do Game Pass. Além disso, Colantonio respondeu a outro usuário que a matemática do modelo de assinatura não fecha para a maioria dos devs/publishers e até para o próprio Xbox se pararem de investir.
Embora reclamações e outras perspectivas como essa já tenham surgido no passado sobre o Game Pass, vimos também recentemente que grande parte dos cortes de funcionários que assolaram a Microsoft vieram pelo avanço de IA, tanto para economizar em gastos quanto para agradar acionistas.

Imagem: Xbox/divulgação
Fonte: via Eurogamer
Comentários