
Imagem: reprodução
Mais um? Fungo de The Last of Us é encontrado na Escócia
Outro fungo da mesma família do Cordyceps foi encontrado por pesquisador nas florestas da Escócia
Embora seja representado apenas na ficção, o fungo Cordyceps, de The Last of Us, existe na vida real, apesar de não infectar humanos. Após ter sido encontrado na Amazônia pelo pesquisador Chris Ketola, desta vez, o fungo da mesma família do Cordyceps foi localizado na Escócia.
O Gibellula foi descoberto pelo naturalista Ben Mitchell durante um projeto de restauração ambiental. Ele afeta principalmente aranhas, formigas e outros insetos.
Novo fungo da família do Cordyceps, de The Last of Us é encontrado
Ao infectar seu hospedeiro, o fungo libera esporos que ficam alojados em seu corpo, e penetram dentro da vítima até consumi-la por inteiro. Conforme reportado pelo Daily Mail, o Gibellula foi encontrado comendo uma aranha de dentro para fora.

Imagem: HBO Max
“O fungo deixou o exoesqueleto inteiro e fez crescer um cogumelo espinhoso a partir da casca, repleto de esporos para reivindicar sua próxima vítima involuntária.” Diferente de outras espécies, o Cordyceps altera o comportamento de seu hospedeiro, fazendo-o se mover contra sua vontade para locais específicos.
Ainda segundo o site, o Gibellula forçou a aranha a se mover para parte inferior de uma folha. Essa ação protege os esporos da chuva e assim aumenta a chance de infectar outras aranhas pela área com mais facilidade.
Via: Eurogamer
Comentários