FTC volta a apelar contra a compra da Activision pela Microsoft
Segundo o FTC, aumentos de preço e demissões em massa promovidas pela Microsoft violam termos da aquisição
Quem aí estava com saudades da novela entre a Microsoft e a FTC? Provavelmente não muita gente, mas há bons motivos para a Federal Trade Commision dos EUA ter voltado ao noticiário após protagonizar inúmeras manchetes ao longo de 2023.
Em carta enviada para a Corte de Recursos norte-americana, o órgão alega que os recentes aumentos de preço do Xbox Game Pass e mudanças nos tiers do serviço de assinatura pouco antes da chegada do novo COD são exatamente o tipo de dano ao consumidor que ela tentava impedir ao vetar a compra da Activision Blizzard por quase 70 bilhões de dólares.
FTC vê práticas anti-consumidor por parte da Microsoft
Para piorar a situação, o FTC cita ainda as milhares de demissões efetuadas pela Microsoft e a remoção de jogos Day One nos tiers inferiores do Xbox Game Pass como sinais claros da empresa “exercendo o seu poder de mercado após a aquisição e fusões”.
O FTC ainda relembra que a Microsoft tinha prometido “beneficiar os consumidores”, então cobrar mais caro por novos planos com menos opções geridos por menos trabalhadores não é algo que pinta o melhor caso do mundo para a Microsoft.
Mas e você, o que acha dessa polêmica toda? Conte para a gente nos comentários a seguir!
Fonte: Insider-Gaming
Comentários
Com exceção dos serviços de streaming de música, praticamente todos os demais serviços apresentaram um crescimento exponencial, conforme previsto. Os serviços de vídeo, em especial, foram os mais significativamente impactados.
Se parar para pensar nos serviços de assinatura entre playstation e xbox, estão quase o mesmo preço, se colocar serviços como ubisof, Rockstar +, EA play.
O game pass ainda é uma assinatura vantajosa porem acho que o time desse aumento foi na hora errada, talvez por que no momento estamos a microsoft tomando mais controle das decisões do que a própria divisão xbox.
Como consumidora claro que o anuncio do aumento do valor do gamepass me incomodou, mas em parar pra pensar nos benefícios, nas vantagens dentro de alguns jogos. Isso não tem nada demais, levando em consideração que maioria dos outros serviços de streaming estão com valores aproximados. Isso é perseguição contra a empresa.
Claro que Microsoft pode ter errado a hora de impor novos custos ao serviço, ainda mais perante a carta entregue que não iriam aumentar o preço de tal.