Flow Games Indica #Retrospectiva 2023: Baldur’s Gate 3 e mais!
Relembre alguns dos principais destaques de 2023 em jogos para o time do Flow Games!
tempo voa quando a gente se diverte, então não é surpresa que um 2023 lotado de tantos grandes jogos tenha passado em um piscar de olhos, certo?
Hoje, a redação do Flow Games se reúne para relembrar o que rolou de mais legal no ano. Vem com a gente e, claro, tenha um Feliz 2024 repleto de jogos e alegrias!
As boas do ano para a redação do Flow Games
Bruno Micali recomenda… Resident Evil 4 Remake!
2023 foi marcante em vários sentidos: jogos que prometeram muito e entregaram exatamente o esperado, jogos que comeram pelas beiradas e surpreenderam, jogos que ficaram abaixo das expectativas e flops completos.
Eventos nascendo (Gamescom anunciada no Brasil) e morrendo (RIP, E3), volatilidade de preços, regularização de estoques, vazamentos em massa de grandes produtoras e muitos outros fatos que dividem 2023 num ano espetacular e, simultaneamente, tragicômico (ou só trágico mesmo).
Mas o jogo que eu gostaria de destacar para representar o saldo positivo é o remake de Resident Evil 4. Essa recriação é especial para mim em vários sentidos:
O elo afetivo que tenho com o original, de 2005; as mudanças de perspectiva que ele trouxe à franquia; o equilíbrio entre ação e terror; os easter eggs; as curiosidades de bastidores, como o fato de ter sido um Devil May Cry (ou vice-versa);
O altíssimo fator replay, especialmente com as armas especiais desbloqueadas (bazuca infinita é um marco) e, é claro, a direção de Mikami-san, que teve a coragem de dar um novo tom à série, um estilo que fez escola e foi amplamente adotado por vários títulos em 3ª pessoa lançados posteriormente.
O remake é tudo isso e muito mais: fiel onde tem que ser e ousado onde pode expandir, sem afetar o material de origem e, sobretudo, sem fazer aqueles cortes estúpidos que o remake do 3 fez.
Ele era meu jogo do ano até Alan Wake 2, é verdade, mas o “sentimento especial” de xodó está ali, intacto, e por isso fico tão feliz em jogar e rejogar esse remake – mais entusiasmado ainda pelas outras reimaginações (competentes) que a Capcom pode fazer.
Marcelo Rodrigues recomenda… Baldur’s Gate 3!
Neste Flow Indica especial, focado numa bela retrospectiva de 2023, não poderia deixar de indicar um texto que foi bastante especial para mim e que, no final das contas, foi complementado por uma vitória arrebatadora do game em questão nas principais premiações da indústria.
Sim, meus caros, estou falando de Baldur’s Gate 3!
Recebemos o código de acesso ao jogo da Larian pouquíssimo tempo antes de sua estreia nos PCs e, em vez de correr pela campanha de uma forma que poderia atrapalhar consideravelmente nossa experiência com o jogo, tomamos a decisão de fazer a análise com calma, dando o tempo que uma história dessa magnitude e escopo merece.
Com isso, Baldur’s Gate 3 se tornou apenas o segundo game com nota 10 no portal do Flow Games – e 1 dos 3 a receber a nota máxima em 2023, ao lado de Resident Evil 4 Remake e Alan Wake 2.
Se você ainda não experimentou o RPG, tenho certeza de que o texto vai dar uma ajudinha para que seu lado aventureiro se empolgue para a jornada. Afinal, como digo no próprio título do review: Baldur’s Gate 3 é a experiência absoluta de 2023.
Thais Bassani recomenda… Eventos, muitos eventos!
2023 foi um dos ano que não consegui me dedicar taaanto assim aos videogames, devido a missão Mãe rs. Mas, nessa retrospectiva quero apenas exaltar todo o trabalho feito pela nossa redação maravilhosa do Flow Games.
Em um ano insano para a indústria, quero destacar nossa cobertura incrível dos principais eventos incluindo a Summer Game Fest, Brasil Game Show e The Game Awards.
Nada seria possível se não tivéssemos o comprometimento e o trabalho de qualidade que essa galera faz, então só tenho a agradecer por tudo e por serem tão incríveis. 2024 vem muuuuito mais aí, fiquem ligados!! Um Feliz Ano Novo a todos!!!
Thomas Schulze recomenda… Super Mario Bros. Wonder!
Entre as muitas coisas legais que aconteceram em 2023 comigo aqui no Flow Games, uma das que mais valorizo foi ter conseguido ajudar um pouco a estreitar o nosso relacionamento com a Nintendo com o apoio do nosso timão, e nisso começarmos a ter mais reviews da Big N aqui no site.
Não dava para a gigante japonesa tão tradicional ficar de fora, né? Então, com a ajuda da sua assessoria brasileira, conseguimos fazer análises no capricho de Super Mario RPG, WarioWare Move It e meu favorito, o incrível Super Mario Bros Wonder.
Ele certamente pegará uma posição bem alta quando eu postar a tradicionalíssima premiação Aquele Cara Awards 2023 no meu canal, então fiquem de olho. A todos os leitores e leitoras, espero que tenham um 2024 mágico, repleto de jogos, alegrias e artigos divertidos no Flow Games!
Vinícius Munhoz recomenda… Alan Wake 2!
É muito difícil pensar naquela “uma” recomendação para valer pelo ano todo: afinal, 2023 é certamente um dos anos mais incríveis que a indústria de jogos já viu. Apesar de lógica dizer Baldur’s Gate 3, deixarei essa recomendação com o nosso grande Marcelão.
Já eu vou seguir o coração e dizer: joguem Alan Wake 2. Sair fora da caixa e ter confiança para apostar numa visão autoral não é algo que vemos todos os dias, mas a Remedy mergulha totalmente em uma experiência autoral e que garanto não haver nada parecido no mercado. Nada.
Sim, há elementos de Silent Hill e Resident Evil no DNA do jogo, mas Alan Wake 2 jamais se parece como um clone de qualquer coisa, porque há tantas ideias boas em prática que fogem do convencional, que é mais fácil dizer que é um “Remedy like”, se é que esse termo sequer vai existir um dia.
A Versão Final, nome do New Game+, já está disponível, trazendo novas páginas de manuscrito e até um novo final canônico. Alan Wake 2 é um jogo que não se torna só “mais um zerado”, mas um que fica com você para sempre.
E aí, o que achou das recomendações do Flow Games? Conte para a gente nos comentários a seguir!
Comentários