Games

“Era inevitável”, diz ex-PlayStation sobre aumento de preços dos jogos

Para Shuhei Yoshida, inflação e custos altos de produção interferem diretamente nos preços dos jogos

06.05.2025 às 11:56

Após a Nintendo surpreender a todos ao anunciar Mario Kart World a US$ 80, os jogadores seguem preocupados de este ser o novo padrão de preço para jogos. O ex-líder do PlayStation, Shuhei Yoshida, falou sobre o assunto em uma recente entrevista ao PlayStation Inside, onde afirmou que isso ia acontecer mais cedo ou mais tarde.”

De acordo com Yoshida, esse aumento nos preços dos jogos é o reflexo à atual “equação impossível” do mercado, com a inflação e custos de desenvolvimento cada vez maiores. 

“Vivemos em tempos contrastantes, onde a inflação é real e significativa, mas as pessoas esperam que jogos cada vez mais ambiciosos e, portanto, caros de desenvolver, custem o mesmo. É uma equação impossível”, disse Yoshida.

PlayStation

Imagem: Onur Binay na Unsplash

Ex-PlayStation, Shuhei Yoshida, destacou a importância de remasters e remakes

O executivo ainda defendeu a onda de remasters, remakes e ports de PC que o mercado tem recebido ultimamente. Segundo ele, esta é uma solução ‘fácil’ de gerar lucros e financiar novos jogos. Pois, normalmente são estúdios de suporte que cuidam desses projetos, como a Nixxes Software.

Sobre o aguardado lançamento de GTA 6, Yoshida não descartou a ideia da Rockstar anunciar um preço de 90 euros ou mais. O ex-líder do PlayStation ainda destacou que serviços por assinatura como o Game Pass e jogos como serviço, além de gerarem receitas, ajudam no financiamento de jogos AAA. 

GTA 6

Imagem: Rockstar

Por outro lado, ele também acredita que é possível produzir ótimas experiências sem gastar tanto. “GTA 6 obviamente será um exemplo, mas se você tomar o exemplo de Clair Obscur: Expedition 33, o jogo é igualmente fenomenal visualmente, apesar de a equipe ter apenas cerca de trinta pessoas. Este é um dos caminhos a seguir, eu acho, porque você pode fazer jogos excelentes com equipes e orçamentos mais enxutos sem comprometer a qualidade.

Vale lembrar que a Microsoft também anunciou recentemente um aumento considerável no preço de seus produtos, mudança que entrará em vigor ainda este ano.

Via: Eurogamer

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários