Apple apaga conta da Epic Games e Fortnite fica longe do iPhone
A Apple apagou a conta de desenvolvedor da Epic Games e o Fortnite deve demorar para voltar ao iOS
Desde que o Fortnite foi removido da App Store em 2020, a Apple e a Epic Games têm travado uma verdadeira batalha na justiça. Já em mais um novo capítulo desta história, a Apple tomou uma decisão que desagrada ainda mais a Epic Games.
Em seu site oficial, a Epic Games anunciou que a Apple encerrou a sua conta de desenvolvedor e a impossibilitou de colocar sua própria loja de jogos no iOS. A intenção da Epic com a loja própria era de levar seus jogos ao iOS (sistema do iPhone) na Europa graças a Digital Markets Act (DMA), uma lei da União Europeia que procura tornar o mercado digital mais justo.
Já a ação tomada pela Apple, de acordo com a dona do Fortnite, mostra que a empresa de Tim Cook não teria a intenção de permitir uma competição de verdade nos dispositivos com o sistema iOS.
E-mail mostra que Apple não confia na Epic Games
Ainda na publicação feita em seu site, a Epic Games mostra um pouco de como foi a sua troca de e-mails com a Apple e que culminou no encerramento de sua conta de desenvolvedor para o iOS. Para começar, uma parte redigida Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, chama a atenção:
Mais recentemente, você descreveu nosso plano de conformidade com DMA como “lixo quente”, um “show de terror” e uma “nova instância tortuosa de conformidade maliciosa”. E você reclamou do que chamou de “taxas indesejadas” e “impostos da Apple”.
Para finalizar o e-mail, Phil Schiller lembra que a Epic Games da Suécia ter entrado no programa de desenvolvimento da Apple foi visto como um movimento de boa fé por Tim Sweeney, CEO da Epic. Entretanto, ele lembra das ações públicas de Tim Sweeney contra a Apple e pede que provas de boa fé sejam mostradas por da Epic Games, além de motivos para confiar na empresa.
Em resposta ao trecho do e-mail visto acima, Tim Sweeney afirma que a Epic e suas subsidiárias estão agindo de boa fé e de acordo com futuros acordos com a Apple. Além disso, ele ressalta que estaria à disposição para que garantias sobre o assunto fossem mostradas para a Apple.
Após esta troca de e-mails que ocorreu perto do fim de fevereiro, no começo de março, a Epic Games recebeu o comunicado de que sua conta havia sido removida. Já um dos motivos para isso teria sido esta publicação de Tim Sweeney no X (antigo Twitter) em que algumas críticas são feitas à Apple.
Apple leadership faces some massive decisions in the coming weeks as the contradictions between their stated principles and the intended and actual consequences of their present policies are reckoned with: the app store monopoly, the digital goods payments monopoly, the tax, the… pic.twitter.com/mUxV5ypwcd
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) February 26, 2024
Agora, claro, resta esperar por novos capítulos para saber quais ações ambas empresas tomarão. A Epic Games parece ainda não ter desistido de levar o Fortnite de volta aos aparelhos da Apple.
Via: PC Gamer
Comentários