Desistiu? Emulador Dolphin não será mais lançado na Steam
Em um comunicado oficial, a equipe responsável pelo emulador explicou a decisão e abordou a recente remoção do DMCA
Para os que aguardavam ansiosos a chegada do emulador Dolphin a Steam, temos uma má notícia. A equipe responsável pelo aplicativo desistiu do projeto e com isso ele não será mais lançado na plataforma da Valve.
Emulador Dolphin não será lançado na Steam
Conhecido por emular jogos de Game Cube e Nintendo Wii, a versão do Dolphin foi anunciada para chegar a Steam no início do ano, com a equipe classificando o projeto como “resultado de meses de trabalho”.
Porém, após alguns meses depois, a equipe emitiu um comunicado explicando a decisão. O Dolphin abordou a remoção recente do DMCA, afirmando que a Nintendo “não enviou à Valve ou ao Dolphin o Ato de Direitos Autorais do Milênio Digital” e “nem tomou qualquer ação legal contra o emulador ou a Valve”.
Em resposta a isso, um advogado representando a Nintendo solicitou à Valve que impedisse o lançamento do emulador na Steam, e citou o DMCA como justificativa. A partir daí, a Dolphin teria que entrar em um acordo com a Nintendo para lançar o produto. No entanto, considerando o documento muito a sério e contando com a pressão externa, decidiram por desistir da ideia de ter o emulador na loja da Valve.
Em última análise, a Valve administra a loja e pode definir qualquer condição que desejar para que o software apareça nela. Mas, dada a postura de longa data da Nintendo em emulação, achamos impossível a exigência da Valve de obtermos a aprovação da Nintendo para um lançamento no Steam. Infelizmente é isso.”, diz o comunicado.
A emulação de consoles existe há bastante tempo, especialmente para os jogos da Nintendo, no qual apresenta uma grande parcela de jogadores interessados. Existem discussões que uns consideram a emulação ilegal e outros que não, isso se classifica conforme a forma que o usuário adquire sua rom, disponibilizadas em qualquer site na internet.
Vemos constantemente como a Nintendo é resistente a esse tipo de coisa, principalmente pelo fato de que a empresa respeita muito a questão dos direitos autorais.
Via: Eurogamer
Comentários