Em baixa? 83% do jogos mobile falham 3 anos após o lançamento
A nova pesquisa realizada recentemente revela os desafios enfrentados pela indústria mobile de games
Apesar dos smartphones serem a plataforma mais ‘acessível’ para que as pessoas possam curtir suas jogatinas na hora e lugar que quiserem, a indústria de jogos mobile revela um cenário negativo.
Segundo um relatório feito pela Atomik Research para Good Games Don’t Die da SuperScale mostrou que 83% dos jogos para celular lançados falham em três anos, e que cerca de 43% deles são cancelados durante o desenvolvimento.
Pesquisa revela cenário negativo dos jogos mobile
Para a pesquisa foram entrevistados 500 desenvolvedores do setor – tanto dos EUA quanto do Reino Unido. Mesmo que muitos títulos sejam populares entre o público, o faturamento desses jogos tem tido um desempenho abaixo do esperado. Apenas 76% dos que são lançados batem o pico de receita no primeiro ano, com 4% que atingem o mesmo número no segundo ano.
O relatório ainda revelou que 38% não lançam novos conteúdos ou atualizações regulares – mesmo aqueles de serviço ao vivo – com menos da metade que traz novidades mensais para os jogos. Dessa forma, uma parcela mínima de 5% recebe suporte por um período de 7 anos pós-lançamento.
“Estes são tempos voláteis para a indústria de jogos. Muitos desenvolvedores de jogos mobile estão achando difícil permanecer lucrativos diante de desafios como o ATT, a forte concorrência em um mercado móvel maduro e condições macroeconômicas como a alta inflação”, disse o CEO e fundador da SuperScale, Ivan Trancik.
Assim como a indústria de jogos enfrenta desafios e dificuldades – a de games mobile também. Alguns dos entrevistados afirmaram que sentem dificuldade em produzir novos títulos, sendo que 30% deles consideram o mercado atual desafiador e “difícil de ter sucesso”. Este ano, por exemplo, foi um dos piores em relação a demissões em massa e fechamentos de estúdios, o que desmotiva ainda mais os desenvolvedores na categoria.
Os dados compartilhados podem ser chocantes, afinal, Pokémon GO e muitos outros títulos de tiro competitivo sempre se mantêm entre os mais jogados da plataforma. Além disso, há empresas gigantes como PlayStation e Xbox que querem expandir seus negócios e investir pesado na categoria.
Via: Gamesindustry
Comentários