Review: Donkey Kong Country Returns HD segue um primoroso platformer
Relançamento de Donkey Kong Country Returns HD no Switch mantém a excelência do jogo
nquanto o mundo inteiro aguarda pelo anúncio do Nintendo Switch 2, a Big N dá uma banana para as expectativas dos insiders e sites de fofocas e dedica toda a sua atenção no início de 2025 ao port de Donkey Kong Country Returns HD. E que bom que é assim!
O console novo vai chegar quando for o seu tempo certo. Até lá, todo mundo pode se divertir (re)visitando um dos melhores jogos de plataforma 2D lançados nos últimos anos. E se é para esperarmos um pouco mais, que seja jogando um game de qualidade como essa preciosidade que a Retro Studios esculpiu com todo o capricho lá em 2010, certo?
Faça um favor a si mesmo e jogue Donkey Kong Country Returns HD
Nesses tempos em que Astro Bot polemizou ao ser agraciado com o prêmio de jogo do ano no último The Game Awards, parece que muita gente da geração mais nova ainda não entende os prazeres de mergulhar em um bom platformer. Outrora o gênero mais popular dos videogames (os 8 e 16 bits que o digam!), hoje em dia jogos nesse estilo são um tanto nichados, quase como uma relíquia de um passado distante.
Lá no SNES a RARE nos brindou com uma trilogia impecável de jogos de plataforma com Donkey Kong Country, mas foi preciso esperar até o Nintendo Wii para recebermos um quarto jogo da série — seguido apenas pelo impecável tropical Freeze no Wii U pouco depois, então já passou da hora de um jogo inédito, né?
Se a espera por Donkey Kong Country Returns foi longa, desde que ele chegou, não tivemos que esperar nadinha para revisitá-lo, já que o jogo foi portado para o Nintendo 3DS com algumas adições interessantes (desde o uso do 3D até um novo modo de dificuldade menos punitivo) e, agora, para o Nintendo Switch, onde chegou praticamente sem novidades fora os gráficos tunados em alta definição. Por que você deveria jogar então? Porque mesmo hoje em dia esse ainda é um dos melhores jogos de plataforma 2D já feitos, oras.
Familiar, mas muito divertido
Eu até revisitei o meu cartuchinho de 3DS durante essa análise enquanto zerava o jogo pela terceira vez para ter certeza disso, mas realmente não há grandes mexidas em um time que já estava ganhando. É basicamente o mesmo jogo pela terceira vez, trazendo consigo a adição do “modo moderno” que já existia no portátil e conferia um pouco mais de vida para os heróis Donkey e Diddy Kong.
Particularmente, eu nunca gostei muito dos controles de movimento e sacudidas do Nintendo Wii (ainda que eles tenham sido muito inovadores e relevantes em sua época), então eu gostava muito de como podia jogar tudo só com botões no 3DS, e agora eu gosto mais ainda de poder jogar com botões na minha grande TV em HD, ainda que eu não curta muito a forma como o botão de segurar objetos seja separado do de corrida. Levei um tempinho para me reacostumar.
Apesar de ainda ser o mesmo jogo, é uma fórmula absolutamente vencedora: há dezenas de fases espalhadas por mundos temáticos, e em cada uma delas você precisa, além de passar de fase, claro, tentar coletar todas as letras K-O-N-G e uma quantidade variável de peças de quebra-cabeça muito bem escondidas. Depois disso, você também pode fazer corridas contra o tempo em busca de medalhas e mais segredinhos que você precisa jogar para descobrir.
Ou seja, fazer 100% da aventura em Donkey Kong Country Returns HD é para poucos e bons, figurando entre os desafios mais hardcore que você encontrará na indústria, e potencialmente somando muitas dezenas de horas de gameplay instigante.
Vale a pena jogar Donkey Kong Country Returns HD?
Se você já sabe Donkey Kong Country Returns HD de cor e o completou em outro sistema, certamente a ideia de pagar caro pelo jogo novamente é um tanto estapafúrdia, mas para todos os demais, essa é uma excelente oportunidade para conhecer o que o gênero plataforma pode oferecer de melhor.
Absolutamente polido, dono de fases visualmente estonteantes e de um desafio para fazer a galera dos soulslike tremer nas bases, Donkey Kong Country Returns HD é um jogo próximo da perfeição. Só espero que o próximo jogo do mascote não seja um “retorno do retorno do retorno”, mas sim algo totalmente inédito. Até lá, não deixe essa jornada passar batida caso seja algo novo para você, hein?
Donkey Kong Country Returns HD
Publisher: Nintendo
Desenvolvedora: Retro Studios
Plataformas: Nintendo Switch
Lançamento: 16/01/2024
Tempo de review: 11 horas
Já em sua 3ª versão, Donkey Kong Country Returns HD mostra que envelheceu maravilhosamente bem e segue entregando o ápice da diversão, desafio e design em plataforma 2D no mercado.
Prós
- Um dos melhores platformers 2D disponíveis
- Extremamente desafiador, mas justo
- Uma penca de segredos para descobrir e explorar
- Trilha sonora magnífica e nostálgica
Contras
- Um tanto caro demais para um simples port HD
- Falta de novidades no pacote
Comentários