Games

Dev de Everspace 2 rasga elogios para o Xbox Game Pass

Para o CEO da Rockfish Games, até outras plataformas ganham um jogo melhor quando ele está no Game Pass

16.08.2023 às 12:21

No passado recente, até mesmo o Xbox Game Pass entrou em pauta sobre estratégias da Microsoft, com alguns executivos dizendo que o serviço “deteriora o valor de produto” de jogos. Entretanto, o CEO da Rockfish Games, desenvolvedora de Everspace 2, parece discordar bastante dessa ideia.

Em uma entrevista ao Xbox Wire, Michael Schade, o executivo e desenvolvedor do título, revelou que ter Everspace 2 no Game Pass ajudou o game de várias maneiras, desde o aumento das vendas no PC até o financiamento do desenvolvimento da aventura.

Game Pass

Fonte: Xbox Wire

Entretanto, uma fala em particular chamou bastante atenção: para Schade, o serviço de assinatura do Xbox ajuda, inclusive, que um game seja melhor em todas as plataformas.

Ironicamente, não apenas é bom para usuários de PC e Xbox, mas também é bom para jogadores em outras plataformas: todos ganham um jogo melhor por causa do Xbox Game Pass. O financiamento extra nos ajuda a continuar independentes e podemos entregar o título quando acharmos que está pronto – e ele está pronto”

O CEO da Rockfish Games também não poupou elogios para o programa ID@Xbox, que foi um dos motivos pelo sucesso do primeiro Everspace, alegando que, se não fosse pela parceria com a Microsoft, o jogo não teria um ano extra de desenvolvimento (ele também chegou ao Game Pass).

Game Pass Xbox Games Showcase

Fonte: Xbox

Game Pass canibaliza vendas de jogos?

Por mais que os relatos de Michael Schade de Everspace 2 sejam extremamente positivos em relação ao Game Pass, para executivos de grandes publishers, o cenário é um pouco diferente.

Game Pass

Fonte: Xbox Wire

Durante a audiência da Microsoft com o FTC no meio do ano, Jim Ryan, da Sony, revelou que ouviu de “várias empresas” que o serviço de assinatura da Microsoft é ruim por depreciar o valor dos games, possivelmente se referindo a diminuir a quantidade de vendas no ecossistema Xbox.

No passado, a própria Microsoft admitiu que o Game Pass canibaliza vendas, segundo informações de documentos na batalha judicial contra o FTC. De acordo com os dados, as vendas de diversos títulos caíram depois de 12 meses após a chegada ao Game Pass, mas sem especificar a porcentagem do impacto.

Microsoft Game Pass

Imagem: Xbox

Em meio a tantas declarações fortes, a realidade é que possivelmente exista um meio-termo no modelo de negócios, com games indies se beneficiando bastante, mas jogos AAA aguardados, como Diablo 4, não recebendo muitas vantagens (algo que Bobby Kotick, CEO da Activision Blizzard, parece concordar).

Fonte: via WCCFTech

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários