Games

Delegacia de GTA RP permite denúncias de jogadoras da vida real

ONG de inclusão feminina traz primeira "e-delegacia" exclusiva para mulheres em GTA RP

06.03.2024 às 21:29

De todas as formas de criação que GTA RP oferece, essa definitivamente traz um serviço público que pode ser de extrema serventia à sociedade: uma “e-delegacia”, isto é, uma delegacia eletrônica (virtual) exclusiva para mulheres, que podem realizar denúncias reais na plataforma.

A iniciativa vem da Wonder Women Tech (WWT), ONG e ecossistema global de incentivo e contribuição para inclusão feminina no mundo da tecnologia.

Delegacia para mulheres em GTA RP: do virtual para o real e vice-versa

Ainda em fase Beta, essa nova ferramenta promete facilitar o acesso à informação e o direcionamento das jogadoras às plataformas oficiais de registros de ocorrências para denunciar situações de assédio, ameaças, constrangimentos e violências diversas, tudo online.

“As vozes das jogadoras femininas têm sido sufocadas pelo assédio e violência, e a Wonder Women Tech atende ao chamado pela mudança. Lançar uma estação de e-polícia não é apenas uma inovação; é uma declaração de que a era do silêncio e do medo acabou. Merecemos nos sentir seguras”, diz Lisa Mae Brunson, Fundadora da Wonder Women Tech.

Confira um vídeo da funcionalidade:

Não é de hoje que o conceito de delegacia existe em GTA RP, naturalmente. O game já conta com as instituições convencionais, utilizadas exclusivamente como parte do enredo. A “E-Police Station” nasce a partir de um mod em parceria com um servidor.

A recomendação é que uma jogadora, ao sofrer ou presenciar situações de violência, salve as provas dentro da própria plataforma. Na sequência, o avatar digital deve seguir até esse ponto de apoio, onde um totem será aberto e instruirá o registro de um boletim de ocorrência eletrônico dentro do site oficial da polícia, sem a necessidade de sair do jogo. Ao finalizar o preenchimento, as informações seguirão os trâmites normais de apuração das ocorrências, pelas autoridades oficiais.

Por se tratar de uma funcionalidade inicialmente com campo de atuação no Brasil, que é um país com delegacias dedicadas a crimes de violência contra a mulher, para o público de outras nacionalidades será necessário alterar a programação re-endereçando a página de denúncias para o órgão competente e de atuação no país específico.

A ONG avalia a possibilidade de disseminar essa funcionalidade de GTA RP em outros jogos e países para um futuro de médio prazo. O código de implementação será disponibilizado gratuitamente na página oficial e-policestation.com.

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários