
Imagem: Xbox
De novo? Game Pass canibaliza vendas de jogos, diz estudo
Um estudo revelou que jogos exclusivos do Xbox são canibalizados em vendas por conta do Game Pass (e os jogadores têm jogado menos)
Ao ler o título desta notícia, você pode achar que é matéria antiga requentada, mas não é. Recentemente, a empresa Newzoo realizou um estudo que, novamente, sugere que o Game Pass, serviço de assinatura da Microsoft, pode canibalizar vendas de jogos AAA na plataforma – especialmente em títulos exclusivos. Venha entender a história.

Imagem: Microsoft
Game Pass canibaliza vendas de jogos?
Em uma entrevista recente ao podcast Game Wise, Emmanuel “Manu” Rosier, diretor de inteligência de marketing da Newzoo (empresa de dados de jogos e consoles), revelou que a companhia realizou uma pesquisa que chegou à conclusão de que jogadores de Xbox não estão jogando mais jogos ou gastando mais tempo em games do que os de PlayStation, mesmo com o Game Pass. E o que isso quer dizer?

Imagem: Xbox
Basicamente, usuários de Xbox estão jogando uma quantidade enorme de títulos, mas por períodos muito curtos. Ou seja, para muitos jogadores, o Game Pass tem se tornado quase como uma “plataforma de testes”, com pequenas sessões de jogatinas e raramente se traduzindo em manter os usuários até o fim da campanha – uma espécie de “degustação” do catálogo.
Há algo que notamos e ficamos um pouco surpresos. Apesar dos esforços feitos pela Microsoft com o Game Pass, com a aquisição de estúdios e o lançamento de jogos de altíssimo valor no serviço, tivemos problemas em encontrar comportamentos diferentes do que vemos no PlayStation. Então ficamos surpresos que não há um comportamento de ‘efeito Game Pass’ nos jogadores”
Na pesquisa, a Newzoo considerou apenas jogos que foram utilizados por mais de duas horas para evitar contabilizar demonstrações ou testes gratuitos de títulos, mas ainda assim encontrou uma quantidade significativa de games, mas poucos deles utilizados por muito tempo.
Como consequência disso, Emmanuel Rosier explica que esse tipo de comportamento no serviço pode acabar prejudicando vendas de jogos AAA com o tempo, dando de exemplo Call of Duty Black Ops 6, que vendeu menos no Xbox do que em anos anteriores.
O que vemos claramente é uma canibalização das vendas de jogos premium AAA no Xbox por conta do Game Pass”
E você pode estar se perguntando: qual é o problema de os jogadores aproveitarem o serviço dessa maneira? Embora o diretor não tenha comentado, deu a entender que, por conta de a Microsoft investir mais na linha de serviços do que a Sony, era esperado que os usuários aproveitassem mais a assinatura, incluindo zerar games de alto calibre que chegam à plataforma.

Imagem: montagem Sony e Microsoft
Contudo, para o lado financeiro do Xbox, parece que o Game Pass tem tido excelentes resultados, já que o último relatório fiscal mostrou uma receita de US$ 5 bilhões e 13% maior em relação ao mesmo período do ano passado – mesmo que ao custo de vendas menores em softwares exclusivos.
Fonte: via The Gamer
Comentários