Afinal, Dave the Diver é indie ou não? Geoff Keighley responde
Uma das polêmicas da TGA 2023 foi Dave the Diver ter sido indicado como indie: mas ele é ou não?
Em novembro, a The Game Awards 2023 (ou TGA para os mais íntimos) divulgou a lista dos jogos indicados para a premiação e, na categoria indie, Dave the Diver despontou entre os selecionados. Contudo, esse nome causou polêmicas na comunidade e gerou ruídos com o júri e a organização. Mas por quê?
Basicamente, a desenvolvedora de Dave the Diver é a Mintrocket, uma subsidiária da Nexon, uma empresa coreana bem poderosa – e, por conta disso, com muitos recursos –, algo que levantou debates sobre o título ser independente ou não (e se merecia estar indicado em sua categoria).
Agora, Geoff Keighley comentou sobre o assunto em uma live que realizou no domingo (26) para responder fãs sobre diversos assuntos sobre a TGA, como o reforço da segurança no palco e a quantidade de anúncios que podemos esperar por lá.
Dave the Diver é indie? Para Geoff Keighley, ele pode ser
Entre as perguntas que Geoff Keighley respondeu em sua transmissão ao vivo foi a indicação de Dave the Diver na categoria de jogos independentes da TGA. Para ele, não há uma definição clara do que significa ser um título indie, diferente do cinema, que usa como critério o valor de produção.
Independente pode significar coisas diferentes para cada pessoa. Você pode discutir: será que independente significa o orçamento do jogo, será que significa a fonte do financiamento ou significa o tamanho do time? É o espírito independente do game? O que significa um jogo menor e que é diferente?”
Entre exemplos que Geoff Keighley citou para dar contexto à situação de Dave the Diver é o próprio Baldur’s Gate 3: “alguns dizem que a Larian com Baldur’s Gate 3 é independente”. E, de fato, a Larian publica seus próprios jogos, mas também já teve aporte financeiro de outros empresas no passado.
Outro caso que Keighley citou durante a live foi o próprio Death Stranding, que, apesar de poder se enquadrar na categoria de independente, teve financiamento do PlayStation e tem centenas de desenvolvedores trabalhando no projeto.
Não ter uma definição certa do que é um game indie é algo que, para Geoff Keighley, cabe ao júri decidir e decidir. Em outras palavras, apesar de a Nexon ter muito dinheiro (ela chegou a ser uma das candidatas a comprar a EA Games) e um acervo grande de AAA, nada impede que o Dave the Diver tenha tido uma verba bem menor.
A Mintrocket teve uma equipe com menos de 30 desenvolvedores para desenvolver o título, mas não sabemos o orçamento: para você, ele é indie ou não? Se ele não for, jogos da Devolver são? Certamente, não é uma pergunta fácil de responder.
Fonte: via Eurogamer
Comentários
É uma discussão semelhante ao selo Originals da EA. Sea of Solitude é um game indie? Essa discussão passa mais pela concepção e liberdade criativa experimentada pelos devs de algum game. Ter ou não a grana para desenvolvimento do game, passa a ser relevante quando se consegue fazer muito com pouco.