
Imagem: PlayStation
Criador de Shadow of the Colossus diz que era de novas mecânicas acabou
Fumito Ueda, mente por trás de Shadow of the Colossus e outras obras-primas, falou sobre consolidação de mecânicas atuais
Muito se discute, na atual indústria de videogames, sobre a implementação de novas mecânicas como forma de buscar inovação ou diferenciais numa experiência, mas Fumito Ueda, lendário criador de Shadow of the Colossus, acredita que a era de novidades já se foi e que estamos vivenciando a consolidação de ideias existentes.
Na verdade, ele foi um pouco além nesse tópico. Saiba mais a seguir.
A mente por trás de Shadow of the Colossus deixa um valioso conselho
Ueda também assina jogos como Ico e The Last Guardian, os quais, olhando friamente, não são exatamente “inovadores” em suas mecânicas, mas trazem atmosfera e sentimento únicos ao serem experimentados. Na visão do artista, esse deve ser o foco dos desenvolvedores. Em entrevista ao veículo japonês Denfaminicogamer, o autor disse que a era de mecânicas novas “acabou” e que os devs devem se concentrar em aprimorar mecânicas existentes ou “no visual e na sensação” do jogo em vez de introduzir coisas completamente novas.

Imagem: Bluepoint
“Mesmo que as mecânicas não sejam novas, você pode focar na sensação e na arte. Gostando ou não, é melhor afiar mecânicas existentes”, explicou o diretor de Shadow of the Colossus.
“Fico pensando se não estamos mais na era em que é preciso fornecer novos dispositivos ou jogos com mecânicas inéditas toda vez”, ponderou.
O último game de Ueda é The Last Guardian, lançado em 2016, quase uma década atrás. Seu novo projeto, batizado de “Project Robot”, foi anunciado em 2024, mas permanece sem muitas informações. O game está sendo conduzido pelo estúdio genDESIGN, liderado por Ueda e composto por um time de veteranos que trabalharam nos clássicos do PlayStation. O jogo será publicado pela Epic Games e lançado em caráter multiplataforma.
E aí, o que você acha da visão do criador de Shadow of the Colossus? Como acha que deve ser o foco nos jogos? Opine aqui embaixo, no campo destinado aos comentários!
Via VGC
Comentários