Concord era visto internamente como “o futuro do PlayStation”
Antes do fracasso histórico, Concord era um queridinho interno e grande aposta da Sony
A essa altura, todo mundo sabe muito bem que Concord foi não apenas o maior fracasso da história do PlayStation, mas também um dos maiores fiascos de todos os tempos nos videogames em geral.
Ainda assim, de acordo com o jornalista Colin Moriarty em seu podcast Sacred Symbols, muita gente na Sony não fazia ideia de que isso aconteceria. Pelo contrário, eles achavam que o game poderia representar “o futuro do PlayStation”.
Segundo Colin, uma “cultura interna de positividade tóxica” impedia os membros do time de passarem feedback mais crítico e alertar os colegas de coisas que não eram lá ideias tão boas assim, desde o gameplay até o design de personagens.
Como Concord custou tanto dinheiro?
Colin afirma que suas fontes lhe confidenciaram os custos do projeto, que chegou ao redor dos 400 milhões de dólares desde o início de desenvolvimento. Antes mesmo de chegar aos primeiros testes Alpha, o jogo já teria custado 200 milhões, ainda que seja incerto quanto disso saiu dos bolsos da Firewalk e quanto foi pago pela Sony.
As fontes dizem ainda que quando o jogo foi mostrado ao público, ele ainda estava em um “um estado risível”, e que a Sony desesperadamente injetou mais grana a fim de tentar torná-lo viável. No fim do primeiro trimestre de 2023, a produtora teria delegado o projeto a estúdios parceiros e gasto ainda mais dinheiro para tentar polir o produto de última hora.
A cereja do bolo é que a Sony dizia internamente que Concord seria “um projeto ao estilo Star Wars”, no sentido de escala e sucesso, com a perspectiva de render dinheiro por anos a fio. E você aí com síndrome de impostor e se achando incompetente no seu trabalho, hein?
Fonte: wccftech
Comentários