Aconteceu: casos de assédio na Ubisoft levam à prisão de 5 pessoas
Detidos nesta semana pela polícia francesa incluem executivos que deixaram a Ubisoft em 2020, quando episódios vieram à tona
De acordo com o jornal francês Libération, supostos casos de assédio sexual que vinham sendo investigados há tempos dentro da Ubisoft podem ter resultado na prisão de ao menos 5 antigos executivos da empresa – incluindo ex-líderes de peso na companhia.
Prisões de ex-Ubisoft
As acusações feitas por um sindicato local e também pessoalmente por algumas das vítimas vêm correndo nos bastidores da justiça francesa há pelo menos um ano. De acordo com o periódico do país, entrevistas com mais de 50 funcionários e ex-trabalhadores da publisher confirmam um ambiente que promovia a “violência sexual sistemática” de suas colaboradoras.
Com base nesse material, a polícia teria prendido três pessoas na última terça (3) e mais duas nesta quarta-feira (4). Todos eles seriam executivos que deixaram a empresa em meados de 2020, quando veio a público uma avalanche de denúncias a respeito do ambiente tóxico e de discriminação dentro da Ubisoft.
Na época, o CEO da companhia, Yves Guillemot, prometeu fazer mudanças drásticas para melhorar a cultura interna da Ubi e fazer com que ela fosse um local seguro e inclusivo para seus trabalhadores. Infelizmente, relatos posteriores indicam que, apesar da promessa, nada mudou na organização desde então.
Entre os os detidos na operação realizada pelas autoridades francesas nesta semana, estariam nomes como Serge Hascoët e Tommy François, que até 2020 eram, respectivamente, o diretor criativo e o vice-presidente editorial da Ubisoft. Resta saber se mais prisões serão feitas a partir dessa investigação em curso.
Via: IGN
Comentários