Baixou a build vazada de Wolverine? A Sony está de olho em você
Versão de desenvolvimento de Marvel’s Wolverine caiu na web após vazamento massivo de dados da Insomniac
Na nossa compilação sobre o leak da Insomniac, contamos que uma build interna de Marvel’s Wolverine também poderia estar entre os arquivos vazados pelos cibercriminosos, mas que as pessoas não deveriam tentar baixar o conteúdo – tanto por uma questão ética quanto por outros perigos legais e digitais trazidos pela ação.
Agora, finalmente vemos os primeiros desdobramentos dessa história com um contra-ataque ainda sutil por parte da Sony, mas que mostra que a empresa já está de olho em quem fez o download dessa versão jogável do game no PC.
Alerta após download de Wolverine
A fabricante japonesa e a desenvolvedora se mantiveram praticamente caladas sobre o episódio de invasão e roubo de dados sofrido pelos criadores de franquias como Resistance, Sunset Overdrive, Spider-Man, Ratchet & Clank e, é claro, Wolverine. Isso não significa, no entanto, que a dupla não agia nos bastidores.
Prova disso é que, nos últimos dias, alertas de DMCA estão sendo enviados a diversos internautas que baixaram o executável e arquivos relacionados a esse protótipo do jogo focado em Logan. O recurso é usado comumente para combater a pirataria e pressionar usuários em caso de violação de copyright, principalmente nos EUA.
Até agora, o aviso emitido via provedores de internet é bastante, digamos, amigável. Isto é, ele explica que sabe exatamente quais documentos foram baixados, em qual data e horário, e a partir de determinado IP; conta que usos ilegais da conexão podem resultar no encerramento do serviço; e, por fim, pede encarecidamente que o consumidor delete os arquivos de Wolverine pertencentes à Sony.
Internet service providers are sending DMCA notices to people who downloaded the leaked Marvel’s Wolverine play build pic.twitter.com/zcnl9C6vli
— ScreenTime (@screentime) December 22, 2023
Não seria de se estranhar, porém, que a empresa esteja juntando informações para tomar medidas mais energéticas contra quem está compartilhando ou hospedando esse material para uma distribuição mais ampla dos conteúdos vazados.
Via: Insider Gaming
Comentários