Não é 1º de abril: Asus ROG Ally existe e pode humilhar Steam Deck
Anunciado no sábado (1º), Asus ROG Ally é PC gamer portátil que supera dispositivo da Valve em todos quesitos
Revelar um produto no Dia da Mentira nem sempre é a melhor estratégia para as empresas. Percebendo o vacilo – e o ceticismo do público – em relação a um anúncio feito no 1º de abril, a Asus fez questão de confirmar que o Asus ROG Ally não só é real, como pode simplesmente ter um desempenho 2x melhor do que o do Steam Deck.
Sim, um produto que é feito sob medida para rodar, via cloud, os títulos do catálogo do Xbox Game Pass pode acabar passando a rasteira no principal nome do mercado dos PCs portáteis ao trazer recursos de sobra debaixo do capô.
Asus ROG Ally
Compartilhado inicialmente no último sábado (1º), com toda a cara de ser uma boa e velha pegadinha do mundo gamer, o suposto gadget da Asus prometia superar o aparelho da Valve em praticamente todos os quesitos, do poder de processamento à qualidade da tela.
Acontece que não se tratava de uma brincadeira: o dispositivo é real. Num tweet publicado nesta segunda (3), a fabricante reforçou a veracidade do PC gamer portátil e indicou que a pré-venda do Asus ROG Ally deve começar em breve nos EUA e Canadá.
It’s real!
Stay tuned for more 👀
Want to know when pre-orders start?
👉https://t.co/ljc2GNN0UU#ROG #ROGALLY #PlayALLYourGames pic.twitter.com/IG6vDtgTag— ROG Global (@ASUS_ROG) April 3, 2023
Mais do que isso, a confiança da empresa taiwanesa no rival do Steam Deck é tamanha que ela já enviou uma unidade de pré-produção para ser destrinchada pelo youtuber Dave2D, que fez um longo vídeo não só atestando a ousadia do projeto da Asus como dando alguns detalhes crocantes de seu hardware.
Entre os destaques está uma APU – espécie de processador com GPU integrada – customizada pela AMD especialmente para o Asus ROG Ally. Apesar de o componente não ter suas especificações liberadas, parece se tratar de um hardware fabricado em litografia de 4 nanômetros baseado nas arquiteturas Zen4 (CPU) e RDNA 3 (GPU).
Isso explica porque, na avaliação de Dave2D, a jogatina no portátil da Asus parece tão mais fluida que no Steam Deck. De quebra, o Asus ROG Ally também tem suporte a placas de vídeo externas por meio de uma porta XG. Ou seja, dá para acoplar uma RTX 4090 própria para isso e obter uma performance ainda mais cavala nos games – contanto que você tenha a grana necessária para a missão, é claro.
Conjunto completo
Além do poder de fogo direto e potencial, o aparelho também deixa o PC de bolso da Valve comendo poeira em outros frontes. O display do Asus ROG Ally, por exemplo, é uma tela de 7 polegadas com resolução 1080p, 500 nits de brilho máximo e suporte a frequências de até 120 Hz – ganhando com folga do Steam Deck em tudo.
O nível de ruído do computador portátil da taiwanesa também é mínimo quando comparado ao Steam Deck, gerando apenas 20 decibéis contra 37 do seu concorrente em carga máxima. O Ally também é mais leve e um pouco menor que seu rival, teoricamente permitindo sessões de jogatina mais confortáveis.
Apesar disso, o Asus ROG Ally tem alguns desfalques em relação ao Deck, como a falta dos trackpads laterais e a presença de apenas uma dupla de botões traseiros. Ainda não há informações a respeito da data de lançamento e preço do produto – este último um fator importante, uma vez que o custo-benefício do portátil da Valve é praticamente imbatível em sua categoria – e o tamanho e a autonomia de sua bateria seguem sendo um mistério.
A promessa da Asus, no entanto, é que podemos estar diante de uma estreia global do brinquedinho e que os valores serão bem competitivos. Será que o Steam Deck finalmente encontrou um oponente à sua altura?
Via: VideoCardz
Comentários