Games

Assassin’s Creed Shadows: Yasuke era samurai, diz historiador japonês

Após a revelação de Assassin’s Creed Shadows, muitos usuários quiseram debater se Yasuke foi um samurai – e, pelo jeito, foi

22.07.2024 às 18:06

Após ser anunciado, Assassin’s Creed Shadows acabou entrando em discussões intermináveis sobre um dos protagonistas do game, Yasuke, ser considerado ou não um samurai nos registros históricos e que, teoricamente, não seria “retratações verdadeiras” do Japão feudal – apesar de estarmos falando da franquia Assassin’s Creed.

Agora, um historiador japonês disse recentemente que, sem dúvidas, Yasuke foi um samurai, apesar de haver poucos documentos que contêm a história dessa figura histórica.

Assassin's Creed Shadows

Imagem: Ubisoft

Yasuke, de Assassin’s Creed Shadows, era um samurai

Se você está por fora da grande “polêmica” que assolou o envolvimento de Yasuke como protagonista de Assassin’s Creed Shadows, o resumo é o seguinte: muitos jogadores disseram que Yasuke nunca foi um samurai, mas sim um servo (ou até um escravo) de Nobunaga Oda.

No último fim de semana, o historiador e professor japonês Yu Hirayama publicou em sua conta pessoal do Twitter uma mensagem explicando que, apesar de não haver muitas evidências e registros, Yasuke foi sim um samurai sob o comando de Nobunaga – e que não há dúvidas sobre isso.

Em sua publicação, Hirayama diz que havia diferentes formas de homens se tornarem samurais (ou seja, vassalos de um senhor), especialmente em tempo de guerra: se houvesse a necessidade, pessoas de diferentes classes sociais e até estrangeiros ganhavam o título, bastava o senhorio o tratar como um samurai.

Segundo Yu Hirayama, há evidências de que Yasuke recebeu uma mansão, uma espada e pedidos de serviço de Nobunaga – além de detalhes técnicos, como o homem negro empunhava a katana de uma forma diferente de genins, por exemplo.

Assassin's Creed Shadows

Imagem: Ubisoft

Apesar de também evidenciar que Yasuke (no caso, a figura histórica, não o protagonista de Assassin’s Creed Shadows) não foi morto no incidente de Honnoji por ser considerado um “animal” (seja por racismo ou até discriminação de ser um “não-japonês”), isso foi por preconceitos da época que fizeram com que ele não fosse visto como um samurai – mas, em atuação, ele foi um samurai sob a ótica de Nobunaga.

Hariyama conclui ao reforçar mais uma vez que era comum que mestres recrutassem pessoas de baixo status social para virarem samurais, com foi o caso de Toyotomi Hideyoshi, outra figura histórica muito importante.

Assassin's Creed Red

Imagem: Insider Gaming

Assassin’s Creed Shadows chega ao PC, PS5 e Xbox Series no dia 15 de novembro deste ano.

Fonte: via Eurogamer

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários