Apple libera emuladores na App Store, mas não como queríamos
A Apple liberou emuladores na App Store, mas não espere poder usar suas ROMs. Entenda!
A Apple é conhecida por ser um pouco mais rígida com suas regras na App Store e não permitia que emuladores entrassem em seu catálogo. Esta questão até mudou recentemente, mais especificamente na semana passada, mas pode ser um pouco diferente do que alguns jogadores estão esperando.
No documento em que anuncia que os esses tipos de programas passaram a ser permitidos, a Apple explica que os mesmos até poderão oferecer o download de jogos, mas lembra que o desenvolvedor será o responsável por softwares inclusos em seu aplicativo.
O texto pode até soar um pouco burocrático e confuso, mas o “software” mencionado se refere aos jogos. Assim, tudo dá a entender que os emuladores que entrarem na App Store não devem funcionar, por exemplo, com arquivos de ROMs fornecidos pelos próprios jogadores ou obtidos por outros meios.
Emuladores mais famosos não devem ser liberados pela Apple na App Store
Por não poder baixar as ROMs ou obtê-las da forma mais correta possível, a nova regra da Apple para a App Store deve facilitar apenas a vida de algumas empresas que possuem jogos antigos. Por exemplo, ao invés de fazer um port completo de um jogo, a Sega poderia pegar diferentes ROMs do Mega Drive, colocá-las junto em emulador e vender tudo como uma coletânea.
Dito tudo isso, a tendência é que emuladores mais famosos ou afins, como o Retroarch e Dolphin, ainda não devem aparecer na App Store. Ou seja, mesmo com a nova regra, os emuladores não devem aparecer na loja oficial da Apple assim como aparecem na Google Play.
E você, leitor. Gosta de rodar emuladores de videogames no celular? Participe ao deixar seu comentário!
Via: Techspot
Comentários