Review: Another Code Recollection revigora charmosos adventures
Nintendo Switch começa 2024 bem ao dar nova chance para seus adventures com Another Code Recollection
Nintendo é uma empresa verdadeiramente única, não é mesmo? Quem poderia imaginar, por exemplo, que o seu primeiro grande lançamento de jogo exclusivo em 2024 seria... um remake de adventures relativamente obscuros lançados para DS e Wii? Pois cá estamos nós, analisando Another Code Recollection.
Trata-se de um pacote que inclui repaginações completas de Another Code Two Memories (lançado em 2005 no DS) e Another Code R: A Journey Into Lost Memories (2009, Wii), jogos feitos pelo saudoso estúdio Cing, que também nos brindou com maravilhas como Little King’s Story e Hotel Dusk Room 215.
Eu não tinha jogado ambos os Another Code na ocasião de seu lançamento original, mas ao pesquisar para essa análise, foi difícil não me interessar por sua proposta diferenciada. Em muitos sentidos, tanto os jogos antigos como esse remake me parecem ótimas portas de entrada para o gênero adventure.
Pegando convenções dos antigos point and click popularizados especialmente pela LucasArts nos anos 1980, mas também de hits como Myst, em Another Code Recollection é preciso explorar bastante o ambiente em busca dos itens necessários para resolver os mais variados puzzles.
Another Code Recollection traz um puzzle diferente
Um diferencial legal aqui é a forma como o texto trabalha bem com a jovem Ashley Mizuki Robbins, a nossa protagonista que começa a jornada ainda aos 13 anos. Na época, ou mesmo hoje em dia, não era comum ver um videogame trabalhar o ponto de vista de uma menina adolescente lidando com temas mais maduros.
Essa sutileza de abordagem é certamente um dos pontos mais fortes compartilhados entre as duas jornadas que integram o pacote. Mesmo que você não faça parte da mesma demografia que a Ashley, ela é carismática e genuína o suficiente para cativar qualquer jogador em sua jornada.
A sua aventura mistura elementos de mistério, crime, e até algumas pitadas de ficção científica pelo caminho. Tente jogar sem pegar spoilers, porque vale bastante a pena e algumas surpresas são espertas e bem trabalhadas mesmo para os padrões mais modernos.
Para fazer a história de Another Code Recollection avançar, na maior parte do tempo você conduzirá a Ashley em ambientes tridimensionais em terceira pessoa com câmera livre, ocasionalmente parando apenas para interagir com certos objetos ou entrar em puzzles ambientais.
Em alguns pontos de interesse o jogo apresentará enigmas que envolvem raciocínio lógico, estudar o ambiente ao seu redor ou uma mistura das duas coisas. Eles nunca são injustos ou obtusos demais, mas mesmo assim a desenvolvedora Arc System Works implementou ótimos sistemas para ajudar.
Uma grata ajuda (opcional) com os enigmas
O melhor desses novos sistemas de Another Code Recollection é a possibilidade de, com apenas um clique no direcional analógico, habilitar uma bússola que sempre direciona a Ashley rumo ao caminho certo para progredir. Uma verdadeira mão na roda para evitar que você encalhe por bobeiras.
Outra maravilha é a possibilidade de, ao entrar em um puzzle, fazer uso de um sistema de dicas que vão progressivamente o aproximando da resposta certa sem necessariamente entregar tudo de mão beijada de uma só vez. É um trabalho muito bem feito que molda o jogo bem ao nível de desafio que você busca.
É uma pena, no entanto, que os textos não tenham sido traduzidos para português, já que isso vai atrapalhar bastante os não fluentes no idioma tanto a resolver os puzzles como a entender o que está acontecendo ao longo da história de Another Code Recollection.
Outro problema é que o sistema de câmera e movimentação não é tão fluído quanto poderia ser. Eu recomendo fortemente mexer um pouco no menu de opções até encontrar a sensibilidade de câmera vertical e horizontal que encaixe melhor com o seu perfil e gosto.
Uma jornada relaxante única
Por fim, outro fator que pode pegar e que vale a pena levar em conta é o ritmo do jogo. A aventura é bastante cadenciada e, por ser sempre embalada por um pianinho relaxante na discreta trilha sonora, não estamos diante de uma montanha-russa repleta de adrenalina nem nada assim.
Pelo contrário, se mantivermos a analogia do parque temático, Another Code Recollection estaria muito mais próximo de uma roda gigante relaxante de onde você pode ficar calminho e se distrair com uma linda vista.
Afinal, a sua direção de arte é muito boa tanto no que diz respeito aos modelos de personagens como nas cores e detalhes dos cenários, que são muito caprichados e imersivos.
Com tudo isso, certamente Another Code Recollection não é um jogo recomendado para todos. Só por ser um adventure com ares ocasionais de visual novel, intercalando o foco entre puzzles e narrativa, o seu público já seria um tanto restrito ao natural.
Mas se você procura uma história legal com uma protagonista diferente do habitual, mas muito bem trabalhada, vale a pena dar o pontapé inicial em 2024 no seu Nintendo Switch com essa linda aventura.
Sem falar no valor histórico muito bacana de reviver jóias perdidas de antigas gerações de consoles. Que venham mais iniciativas como a de Another Code Recollection!
Another Code Recollection
Publisher: Nintendo
Desenvolvedora: Arc System Works
Plataformas: Nintendo Switch
Lançamento: 19/01/2024
Tempo de review: 13 horas
Remake de duas jóias obscuras do Nintendo DS e Wii é uma nobre tentativa de reapresentar os adventures a um novo público com melhorias e bons recursos novos.
Prós
- Adição de muitas melhorias de qualidade de vida
- Dicas progressivas nos puzzles são um recurso divertido
- Indicadores visuais opcionais ajudam a não encalhar
- Direção de arte dá boa identidade ao mundo
- Resgata 2 bons jogos nichados de difícil acesso
Contras
- Câmera e movimentos poderiam ser mais fluídos
- Campanha um tanto curtinha
- Ritmo lento pode ser meio sonolento para alguns
- Trilha sonora discreta demais
- Falta de tradução em português
Comentários