Games

Caso Activision: FTC reforça bloqueio à aquisição pela Microsoft

Em nova ação, comissão reguladora dos EUA afirma que vai entrar com liminar para travar a negociação bilionária da Microsoft

12.06.2023 às 14:29

Em meio à apresentação do Ubisoft Forward, uma nova bomba acaba de ser detonada no mercado de games: a FTC acaba de redobrar sua posição contrária à Microsoft e terá uma segunda ação na Justiça do EUA para bloquear a compra da Activision Blizzard pela empresa por um valor próximo de US$ 69 bilhões.

FTC engata nova ofensiva contra Microsoft e Activision Blizzard

Segundo a CNBC, o órgão regulador norte-americano deve entrar com uma liminar para dificultar consideravelmente a fusão entre a Activision Blizzard e a divisão de jogos da Microsoft.

A FTC já havia judicializado o caso há alguns meses, antes mesmo da CMA ter tentado melar o negócio no Reino Unido, mas agora parece ter pressa em travar a aquisição bilionária antes de seu prazo final, agendado para o próximo dia 18 de julho.

Microsoft Activision Blizzard

Imagem: Microsoft

A ideia é que essa liminar dificulte ainda mais com que a Microsoft entre com um recurso e tente reverter o parecer inicial da comissão norte-americana em relação ao caso. Vale lembrar, que a empresa pode ter que pagar uma rescisão igualmente bilionária para sua atual parceira e futura integrante do Xbox Game Studios caso a compra não seja efetivada dentro do prazo estipulado inicialmente pelas marcas.

Do outro lado do Oceano Atlântico, a companhia liderada por Satya Nadella ainda precisa tomar decisões importantes em relação à sua atuação no Reino Unido, seja para tentar vencer o parecer da CMA ou simplesmente retirar sua operação de games local – mas ainda se mantendo ativa no restante do continente, já que as autoridades europeias deram o aval para a fusão.

Resultado pode ser favorável para Microsoft

Em comentários enviados para os portais Engadget e GameSpot, a Microsoft viu de forma positiva a agressividade da FTC. Não é trollagem: de acordo com a empresa, a liminar vai fazer com que o processo judicial seja acelerado e chegue à corte federal dos EUA antes do previsto – inicialmente, para meados de agosto.

Como a MS tem plena confiança no caso e em seus argumentos para derrubar o bloqueio do órgão e levar adiante a compra da Activision Blizzard – dona de franquias como Call of Duty, Warcraft, Diablo, Candy Crush e tantas outras –, esse cenário seria perfeito para resolver a batalha nos tribunais o quanto antes.

Microsoft Xbox

Imagem: Guillaume Coupy na Unsplash

 

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Esse e o famoso monopólio, Sony controla o mercado games e quando a Xbox tenta fazer algo para se recuperar e correr atrás do que perdeu a Sony meche os pauzinhos para derruba suas concorrentes com amizades nos governos, Sony totalmente e contra consumidor com essas atitudes.

pedro
pedro
1 ano atrás
Reply to  Rodrigo

Sim, sim… Sony tem mais dinheiro que a microsoft pra comprar os orgãos reguladores… aceita e para de chorar… quem quer criar um monopolio é micosofre com essa compra.

Abner
Abner
1 ano atrás
Reply to  Rodrigo

Vdd man. Microsoft tentando correr atrás do prejuízo, e Sony tentando para – la.