ACABOU: E3 oficialmente anuncia o fim de suas atividades
Após mais de duas décadas e muitas memórias, a E3 fecha as portas de vez
Os indícios já davam conta de que isso inevitavelmente iria acontecer, mas muitos ainda negavam em enxergar porque a notícia é, invariavelmente, triste. Porém, aconteceu: a E3, que foi o maior evento de games do planeta por mais de duas décadas, chegou ao fim.
O anúncio foi feito de maneira oficial pela ESA, organizadora da agora extinta feira.
A E3 acabou de vez
“Após mais de duas décadas de E3, cada uma maior que a anterior, chegou a hora de dar adeus. Obrigado pelas memórias”, publicou a conta oficial do evento no Twitter/X.
— E3 (@E3) December 12, 2023
A E3 não conseguiu responder a uma mistura de novos players do mercado, digitalização do mundo e mudanças de hábito do público. Com a pandemia e o advento de novas tecnologias, houve um novo panorama de comportamento se formando na indústria, mas a ESA ainda apostava no antigo modelo de negócios, herdado lá dos anos 90, quando o evento nasceu – e isso não durou muito.
Mudanças no mercado e na forma de consumir conteúdo
“Conhecemos a indústria inteira, jogadores e criadores que tiveram muita paixão pela E3. Compartilhamos dessa paixão. Sabemos que é difícil dar adeus a um evento tão amado, mas é a coisa certa a se fazer, dadas as novas oportunidades que nossa indústria tem para alcançar fãs e parceiros”, disse, ao site Washington Post, o líder Stanley Pierre-Louis, presidente e CEO de uma associação que não visa lucros e representa interesses da indústria de games nos Estados Unidos.
O fim do evento, na visão do executivo, representa um mercado que “evoluiu para diferentes caminhos”.
Obrigado por tudo, E3, especialmente pelas memórias que você trouxe e por ajudar a cristalizar o significado da palavra “hype”.
Fontes: ESA e Washington Post
Comentários