Games

Mesmo pós-Monolith, WB segue dona do sistema Nemesis até 2036

Fechamento do estúdio Monolith infelizmente não libera a patente do Nêmesis

26.02.2025 às 11:38

O fechamento do estúdio Monolith é bem triste por si só. Além dos trabalhadores que ficam sem emprego e dos jogos cancelados que jamais verão a luz do dia, como Wonder Woman, há um outro impacto relevante digno de nota nessa história toda.

Você se lembra do sistema Nemesis que a Monolith aplicou em Shadow of Mordor e Shadow of War? Aquele em que os inimigos lembravam de você e iam subindo na hierarquia dos vilões enquanto o seu avatar se aventurava por outras bandas? Pois é, ele tinha sido patenteado, como você talvez lembre.

Fim da Monolith não libera a patente do sistema Nêmesis

Acontece que a Warner Bros seguirá sendo dona exclusiva dessa patente até o distante dia 11 e agosto de 2036, e com isso nenhum outro jogo poderá usar o sistema no meio tempo.

Naturalmente, ele estaria presente em Wonder Woman, e talvez com uma versão ainda melhor do que vimos anteriormente. Mas infelizmente nunca saberemos como esse sistema poderia evoluir.

Jogos esquecidos

Fonte: Warner Bros. Games

Já a Warner, por sua vez, agora vai se dedicar apenas a jogos de franquias muito grandes e consagradas como Harry Potter, DC, Game of Thrones e Mortal Kombat. Com isso, além da Monolith, também foram fechados os estúdios Player First Games e WB San Diego.

Você vai sentir falta da Monolith? Qual era o seu jogo favorito do estúdio? Comente a seguir!

Fonte: Eurogamer

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Beni
Beni
11 horas atrás

O problema da compra de studios por empresas gigantes é isso. Somem com as franquias e já era. Nunca mais.

Filipowiskis
Filipowiskis
9 horas atrás

A Monolith é uma das minhas desenvolvedoras favoritas. Shadow of War está facilmente no meu top 5 da geração PS4/XOne – um jogo extremamente competente. Mas, em vez de serem valorizados pelo talento, estão sendo mal direcionados por uma liderança desastrosa, forçados a trabalhar em algo que não dominam e depois descartados sem cerimônia.
Mesmo após o sucesso de Hogwarts Legacy e o fracasso estrondoso de Esquadrão Suicida, a Warner insiste na sua obsessão por live service, sacrificando sem piedade tanto seus talentos quanto suas propriedades intelectuais em prol da ilusão do dinheiro infinito.
E como se já não bastasse, conseguiram patentear uma INCRÍVEL mecânica de videogame (Sistema Nêmesis) – idealizada, desenvolvida e aprimorada pelo mesmo estúdio que agora decidiram matar. Com o respaldo de um judiciário e uma legislação medíocre que permitiu essa aberração, a Warner simplesmente engavetou essa inovação ou a usou da pior forma possível.
Sim, a mesma publisher responsável por sucessos insanos como a trilogia Batman Arkham, pelos dois melhores jogos baseados em O Senhor dos Anéis (Shadow of War e Mordor) e por Hogwarts Legacy, que rendeu uma quantia colossal de dinheiro, mas que, ainda assim, foi “insuficiente” para saciar sua ganância.
A Warner, metaforicamente, morreu – e está arrastando para o túmulo tudo de bom que ainda existia lá dentro.
Resumo: Desmantelo.