
Imagem: reprodução
Review: Chocolate Factory Simulator é amargo e não ao leite
O Chocolate Factory Simulator até começa bem, mas tem pouco conteúdo e logo deixa a monotonia tomar conta da experiência
Recentemente, os simuladores me conquistaram a um ponto de quase jogar todos eles ou pelo menos assistir streamers jogando-os. O Chocolate Factory Simulator foi um dos que me chamou a atenção por envolver culinária com um clima steampunk.
O Flow Games recebeu uma chave de seu desenvolvedor para testar o Chocolate Factory Simulator e conta a seguir o que achou dessa experiência nesse review. Confira!
Um começo promissor, mas que logo se torna monótono
Como o seu próprio nome sugere, o Chocolate Factory Simulator é um jogo em que temos que criar chocolates em uma fábrica. E com seu clima steampunk, quase tudo é feito a forma antiga, apesar de alguns apetrechos mais diferentões.
A nossa jornada para criar chocolates começa logo com o telefone tocando com um pedido de um cliente. Para que tudo funcione, é preciso estar atento aos mínimos detalhes, como colocando carvão na fornalha e verificando os parafusos, para que o nosso maquinário funcione corretamente.

Imagem: reprodução
Os pedidos sempre são realizados pelo telefone e enquanto isso não é um problema, logo se vê que o jogo não tem tanto conteúdo assim. Em menos de duas horas de jogatina, eu logo comecei a ter pedidos repetidos e os clientes praticamente não mudavam.

Imagem: reprodução
Às vezes, justiça seja feita, até aparecem avaliadores com pedidos em que não podemos errar praticamente nada. Ainda assim, eles possuem a mesma mecânica dos outros pedidos com um detalhe ou outro a mais que não pode passar batido.
Para tentar dar uma variada, o Chocolate Factory Simulator até tem alguns eventos, mas muitas vezes é até difícil sequer perceber que eles estão sendo realizados caso o seu menu não seja aberto. Um ponto importante a ser notado aqui é que também não saímos da fábrica, ou seja, estamos quase sempre presos.
Progressão traz alguns itens, mas é lenta
A campanha do Chocolate Factory Simulator, saindo um pouco do assunto pedidos, traz alguns objetivos para serem concluídos. Ao alcançar a maioria deles, alguns itens novos são liberados, como esse um que permite fazer grandes pedidos fora de uma panela.
O jogo até traz uma quantidade considerável de itens e apetrechos que ajudam em tarefas para liberar, mas a progressão é bem lenta. Enquanto alguns objetivos não surgem, nós temos apenas que atingir uma pontuação determinada de reputação.

Imagem: reprodução
O número de pedidos a serem concluídos para uma reputação maior ser alcançada até que não é grande, mas como fazer chocolate é uma tarefa demorada, parece que estamos diante de uma eternidade até concluir o que foi pedido para ter que começar outro pedido logo em sequência.
Após serem concluídos, os clientes acabam dando a sua avaliação quanto ao pedido. Aqui, basicamente, eles se atentam a porção de cada ingrediente e se outros parâmetros foram atendidos.

Imagem: reprodução
À medida que evoluímos no jogo até ganhamos opções para enfeitar nossos chocolates e criar nossos próprios moldes, sendo que alguns podem até ser obrigatórios para atender alguns pedidos mais específicos.
Em determinado momento, nós até conseguimos um assistente robô, Nougat, que começa a se movimentar pela fábrica sem os seus braços. Alguns upgrades até podem ser realizados nele, mas ele quase não ajuda nas tarefas e, pior, dar ordens para ele as vezes é mais difícil do que realizar a tarefa por conta própria.
Apesar de desbloquearmos estes itens na fábrica a medida em que ganhamos reputação, contadas por estrelas, a dinâmica do Chocolate Factory Simulator não muda. E o fato de tudo ocorrer bem devagar e silenciosamente deixa a experiência bem vagarosa.
No mundo do chocolate
Indo para a parte principal que consiste em fazer os chocolates, o Chocolate Factory Simulator consegue divertir no começo. Antes de começar qualquer pedido, nós temos o acesso a um livro de receitas, no qual podemos consultar os ingredientes necessários e fazer os cálculos para atender a porção que o cliente pediu.
Nos pedidos mais simples, é preciso pegar a panela e começar a colocar os ingredientes, sempre tomando cuidado para não exceder à medida que calculamos. Essa mecânica se mostra bem funcional e é aplicada em praticamente toda parte do jogo.
Com os ingredientes prontos na panela, nós temos que atingir a temperatura que o livre de receitas indica para que nossos ingredientes se transformem em chocolate. Uma vez que alcançamos isso, na maioria dos pedidos, precisamos deixar o chocolate esfriar para voltar a esquentá-lo em um processo que o jogo chama de tempera e cristalização.

Imagem: reprodução
Eu admito não ser um grande conhecedor da culinária na parte de criar chocolates, mas o processo é bem interessante e cada receita realmente possui suas diferenças. Aqui, novamente, temos uma mecânica repetitiva, mas que não encaro como um problema, a não ser pelo tempo que cada chocolate leva no fogão para ser criado.
Algo que também me frustrou no Chocolate Factory Simulator é que os mini-games para criar o chocolate correto são praticamente iguais. Na panela, por exemplo, só temos que mover o mouse para que uma espátula não deixe nossa mistura queimar. Já para moer um ingrediente, o processo é praticamente o mesmo e por assim vai com os outros.
Após a mistura estar pronta, ela ainda precisa ir para uma última etapa, que consiste em ser colocada nas formas e que dura poucos segundos. Aqui nenhum mini-game é visto, apenas temos que ficar de olho em um tipo de sino para não deixar nada queimar.
Chocolate Factory Simulator vale a pena?
O Chocolate Factory Simulator tenta trazer uma proposta diferente e com um visual que parece cativante a uma primeira vista. Enquanto os primeiros minutos até são interessantes, logo o jogo se torna repetitivo e monótono.
A experiência ainda reserva alguns erros de traduções, que as vezes nos levam a pensar o que realmente deve ser feito. Nessa parte, vale notar que o desenvolvedor parece estar ciente do problema, tanto que ao ser aberto, o Chocolate Factory Simulator traz uma mensagem de que está com trabalho em progresso.
É verdade que os simuladores não são conhecidos por oferecerem uma grande variedade no quesito jogabilidade, mas tudo no Chocolate Factory Simulator acaba sendo feito de uma forma bem simples e que não cativa o jogador a jogar por mais que algumas horas.

Chocolate Factory Simulator
Publisher: PlayWay S.A.
Desenvolvedora: Games Incubator
Plataformas: PC
Lançamento: 07/01/2025
Tempo de review: 8 horas
O Chocolate Factory Simulator tenta trazer uma proposta diferente, mas a pouca quantidade de conteúdo deixa tudo monótono
Prós
- Proposta diferente
- Cenário bonito
- Upgrades diferentes para serem adquiridos
Contras
- Pouca variedade de atividades
- Ritmo devagar de progressão e jogabilidade
- Clientes e pedidos repetidos
- Erros de tradução
Comentários