Ex-PlayStation comenta estratégia do Xbox e faz comparação com a SEGA
Segundo Shawn Layden, a estratégia do Xbox é válida, principalmente considerando os altos custos de desenvolvimento
Não há dúvidas de que a estratégia multiplataforma do Xbox tem dado o que falar. Após o anúncio da chegada de Forza Horizon 5 ao PlayStation 5, o tema voltou a ser debatido nas redes sociais, inclusive pelo ex-chefe do PlayStation, Shawn Layden, que comentou sobre o novo plano da Microsoft.
Em uma entrevista concedida para o canal Kiwi Talkz, Layden foi questionado sobre o atual plano da Microsoft em lançar jogos para outras plataformas. Segundo ele, a estratégia é válida, principalmente com os custos de desenvolvimento cada vez mais caros, o executivo considera uma forma de aumentar o alcance de mercado.
“Multiplataforma é uma estratégia válida, especialmente em um mundo onde os custos de desenvolvimento estão aumentando tão drasticamente. Multiplataforma significa aumentar seu mercado disponível. Eu certamente entendo, aprecio e acolho a capacidade de ter jogos do Xbox aparecendo em outras plataformas.”
Ex-PlayStation vê de forma positiva estratégia do Xbox
“O que isso faz à marca? Penso que…sim, torna mais difícil a conversa, sobre o que mencionou antes, o medo de perder alguma coisa. Você tenta fazer isso ao trazer todos para sua plataforma mostrando o que eles estão perdendo por não estar lá. Mas se está disponível em todas as plataformas, você não pode usar essa técnica de marketing. É uma balança, aumentar o meu público, mas tornando mais difícil de vender a história de “disponível apenas na minha plataforma”, disse Layden.
Entretanto, o executivo relembra que esta não é a primeira vez que vemos algo acontecer assim na indústria. Ele mencionou a SEGA quando se tornou multiplataforma e abandonou o mercado de hardware.
“Já vimos isso antes, eu estava na indústria quando a SEGA trouxe os jogos do Dreamcast para o PlayStation 2. Com o tempo, a SEGA se transformou em uma empresa apenas de softwares. Foi uma ótima transformação, eles estão fazendo sucesso. Por isso, existe um precedente histórico.”
Por fim, Layden considerou as empresas como “fornecedoras de entretenimento” e fez uma comparação com gigantes do ramo. “Se pensarmos nisso, a analogia que talvez a PlayStation seja a HBO, a Microsoft a Netflix e a Nintendo a Disney, então a sua função é levar entretenimento incrivelmente interativo e envolvente ao maior número de pessoas possível.”
Via: Eurogamer
Comentários