Games

Será? Switch 2 tem potência vazada e pode ter 3 Teraflops

A potência do Switch 2 pode ter vazado e teria performance (na teoria) parecida com o Series S! Mas cuidado com esses números... entenda!

15.01.2025 às 11:49

Rumor vai, rumor vem, e nada do Switch 2 ser revelado oficialmente. Enquanto isso, os supostos vazamentos (que não temos como confirmar a veracidade) continuam e, desta vez, parece que as especificações técnicas do portátil é que vazaram e mostram todo seu poder de fogo.

Segundo o usuário Zachy do fórum Famiboards, uma mineração de dados pode ter descoberto o poder do Switch 2: no modo portátil ele pode ter 1,71 Teraflops, enquanto no modo dock ele teria cerca de 3,1 Teraflops, algo próximo do Xbox Series S. Mas… cuidado com essas informações. Entenda mais abaixo.

Switch 2 Botão C

Imagem: Nintendo Switch 2 Discord

Switch 2 pode ser tão potente quanto um Xbox Series S?

Para entender um pouco mais sobre de onde vem esse número, o valor em Teraflops é calculado com base no número de núcleos de uma GPU e o sua operação de clock em Gigahertz. Entretanto, é preciso ter um pouco de cautela, já que a comparação em Teraflops com outros hardwares pode prover informações “falsas” (ou enganosas).

Primeiro, vamos aos números: segundo Zachy, o Switch 2 deve ter uma GPU com 1534 CUDA Cores, operando em 561 MHz no modo portátil (e assim gerando 1,72 Teraflops) e em 1007,3 MHz no modo dock (gerando 3,09 Teraflops). Confira as supostas especificações técnicas completas abaixo:

Perfis de potência do Switch 2

Modo portátil:

  • CPU @ 1100.8 MHz
  • GPU @ 561 MHz, 1.72 TFLOPs
  • RAM @ 2133 MHz, 68.26 GB/s

Modo dock:

  • CPU @ 998.4 MHz
  • GPU @ 1007.3 MHz, 3.09 TFLOPs
  • RAM @ 3200 MHz, 102.40 GB/s

Especificações técnicas do Switch 2 (rumor)

  • CPU: Arm Cortex-A78C de 8 núcleos
  • Tamanho de cache L1/L2/L3 desconhecidos
  • GPU @ NVIDIA T239 Ampere (série RTX 20)
  • 1 Graphics Processing Cluster (GPC)
  • 12 Streaming Multiprocessors (SM)
  • 1534 CUDA cores
  • 6 Texture Processing Clusters (TPC)
  • 48 Tensor Cores de 3ª geração
  • 2 núcleoos RTX ray-tracing
  • RAM: 12 GB LPDDR5 (divididos em dois chips de 6 GB)
Switch 2

Imagem: OnLeaks via 91Mobiles

Dessa maneira, o Switch 2 teria uma potência similar à do PS4 no modo portátil e parecido com o Xbox Series S no modo dock. Certo? Bom… números de Teraflops podem ser enganosos. O PS4 Pro, por exemplo, tem 4,20 Teraflops, número maior que o Series S, e nem por isso é mais potente.

Ou que tal o ROG Ally com chip Z1 Extreme, que no papel tem 4,2 Teraflops em FP 32 (ou 8,6 Teraflops em FP 16), mas ainda está longe do desempenho do PS4 Pro e passa longe da performance do Series S.

Xbox Series X e S

Imagem: Xbox Games Showcase

Processador, velocidade de memória, largura de banda de memória, arquitetura e outros elementos acabam não contando para esse número. Portanto, apesar de ser legal ver as especificações técnicas (caso sejam reais, claro), é bom maneirar as expectativas.

De acordo com o canal Digital Foundry no passado, o chipset T239 da NVIDIA (e que supostamente está no novo portátil da Nintendo) seria o equivalente a uma RTX 2050 mobile (para notebooks), então dá para ter uma breve noção de como é a performance no modo dock (já que um notebook não operaria com frequências tão baixas quanto o Switch no modo portátil).

Asus ROG Ally

Imagem: Asus

Além disso, há rumores que algumas tecnologias implementadas no Switch 2 podem ser da arquitetura Ampére da NVIDIA (RTX 30), apesar de ser baseada em um chipset Turing (RTX 20). Além disso, o DLSS pode ter um papel importante para atingir resultados melhores, então teremos que esperar para ver na prática a potência do portátil.

E aí, o que você achou das possíveis especificações técnicas do Switch 2? De qualquer forma, é sempre válido ter um pé atrás e lembrar que se trata de um rumor.

Fonte: via Nintendo Everything

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários