PS5 vê aumento de vendas nos EUA, mas Xbox e Switch caem
O mês de novembro, mês de Black Friday, foi bem curioso no mercado americano e o PS5 dominou as vendas
Como é de praxe, os analistas de mercado soltaram um relatório nesta quarta (18) mostrando as vendas de consoles em novembro. E, pelo jeito, o PS5 e o PS5 Pro tiveram bons resultados, mas os demais videogames viram quedas novamente no período.
As informações são do Circana, do analista de mercado Mat Piscatella.
PS5 cresce em novembro e PS5 Pro tem vendas significativas
Para o varejo, o mês de novembro dá início às vendas de fim de ano e, no geral, aproveita o clima de Black Friday. Entretanto, mesmo com o período aquecido, o mercado de jogos e consoles diminuiu em 7% em relação ao mesmo período em 2023.
Apesar da queda, o PS5 não se acanhou e viu um crescimento de 15% em relação ao ano passado. Além disso, o PS5 Pro, lançado no início de novembro, representou 19% das unidades vendidas do console da Sony – além de trazer mais dinheiro que o PS4 Pro em sua estreia, apesar de ter vendido 12% a menos de unidades. Afinal, o console é bem mais caro que seu predecessor.
Entretanto, o cenário não se repetiu com os outros videogames. O Switch, que vê o fim do seu ciclo de vida, voltou a cair: as vendas, que já tinham caído em 2023, caíram mais 3% em 2024, uma queda pouco expressiva, mas ainda abaixo do que vimos no passado.
Já o Xbox foi o que mais sofreu, com 29% menos consoles vendidos em novembro em relação ao mesmo mês em 2023. Neste um ano, a Microsoft tem investido em campanhas de marketing para levar a marca Xbox para outros dispositivos, então não é algo tão estranho, apenas uma mudança no modelo de negócios.
Em jogos, sem grandes surpresas Call of Duty Black Ops 6 liderou as vendas (o game historicamente chega no fim de outubro ou começo de novembro e sempre domina), com uma sequência de jogos de esportes em seguida, Dragon Ball Sparking Zero, Mario Party Jamboree, Sonic e até mesmo Dragon Age The Veilguard.
Entretanto, conforme você pode ver na imagem acima, alguns games não levam em consideração vendas digitais, então a lista real pode ser diferente. E, curiosamente, títulos exclusivos de PS5 também não foram tão bem em novembro, como Astro Bot e Silent Hill 2 (exclusivo de console).
No total, o mês de novembro gerou US$ 5,8 bilhões em receitas (com US$ 927 milhões somente em consoles) e viu um aumento no número de consoles vendidos, especialmente o PS5.
Fonte: via Eurogamer
Comentários