Jogos de Xbox no PlayStation: tempo de estreia vai variar
De acordo com Matt Booty, chefão da Microsoft Gaming, os exclusivos do Xbox no Play podem demorar mais ou menos caso a caso
Desde o ano passado, temos visto jogos de Xbox dando as caras no PlayStation, algo que gerou debates sobre a perda de exclusividade e a chegada em plataformas concorrentes. Agora, com tudo isso já bem consolidado, ainda restam algumas dúvidas.
Por exemplo: todos os jogos do Xbox chegarão ao PlayStation? E a data de lançamento será simultânea? E se não, quando chegam? Para sanar algumas dessas dúvidas (ao menos parcialmente), Matt Booty, chefão da Microsoft Gaming, comentou um pouco mais sobre isso em entrevista ao site Variety.
Jogos do Xbox terão datas de lançamento variadas no PlayStation
Se você espera que exista uma resposta escrita em pedra, vai se decepcionar um pouco. Por ser algo que depende mais de cada desenvolvedora, o tamanho da equipe e quanto tempo leva para otimizar um jogo para outra plataforma, isso vai variar caso a caso, segundo Booty.
Estamos tomando decisões de exclusividade e janelas de lançamento em uma base de jogo a jogo. Cada um dos nossos estúdios está em uma posição um pouco diferente. Também existe o tempo de desenvolvimento de um game e por isso a decisão de intervalos [de lançamento] considera isso primeiro”
Diferente de jogos multiplataformas, jogos do Xbox, como você deve imaginar, são pensados primeiramente para consoles da Microsoft. Portanto, criar uma versão para PS5 requer tempo – e isso pode variar: a versão de PS5 surgiu no começo da produção, no meio ou até depois de o jogo estar pronto?
Até levando isso em conta, Matt Booty comentou que Indiana Jones estava em desenvolvimento para PlayStation no início do desenvolvimento, já que a Bethesda foi comprada com o game em produção. Não sabemos se a versão para o console da Sony foi pausada no caminho, mas sabemos que o título chega ao PS5 no outono brasileiro de 2025 (entre março e junho).
Além disso, apesar de Booty não comentar sobre o assunto, talvez exista uma estratégia de marketing com a exclusividade temporária: afinal, Starfield teria um caso bem parecido ao de Indiana Jones, mas lançou somente para Xbox e não há uma versão programada para PlayStation – ao menos não por ora ou anunciada publicamente.
No fim, o novo modelo de negócios do Xbox parece que será caso a caso para tudo: tanto para quais jogos chegam ao PlayStation e Nintendo, quanto para quando eles chegarão em outras plataformas.
Fonte: via Eurogamer
Comentários