Final Fantasy 16 não roda em 4K nativo e 60 fps na RTX 4090
Apesar de Final Fantasy 16 não rodar em 60 fps e 4K mesmo em uma RTX 4090, isso é sem uso de DLSS (e até de DLSS 3)
Em preparação ao lançamento de Final Fantasy 16 no PC na próxima terça (amanhã, dia 17), o site DSOG decidiu testar a demonstração do game mais uma vez após as atualizações que recebeu para corrigir problemas técnicos. E, para colocar o game à prova de fogo, o teste foi em 4K com tudo no ultra com uma GeForce RTX 4090: será que chega em 60 fps?
Aparentemente, não. No setup utilizado para testar o game, há equipamentos de ponta, como a já citada NVIDIA GeForce RTX 4090, um Ryzen 9 7950X3D de processador, 32 GB de memória RAM DDR5 de 6000 MHz e os drivers já atualizados para rodar melhor o jogo. Entretanto, ainda há dificuldade de chegar em 60 fps, mas os testes foram feitos em resolução nativa.
Final Fantasy 16 é tão pesado assim?
Apesar de os testes do site DSOG mostrarem que nem mesmo a RTX 4090 dá conta de rodar Final Fantasy 16 em 60 fps nos momentos mais pesados, há algumas observações a serem feitas. A primeira delas é que a cena com quedas abaixo de 60 fps é uma das mais pesadas da demo (e não representa a média do game).
Além disso, o desempenho ficou na margem de 50 fps, o que não é ruim ou injogável. E, por fim, o site reforçou que a resolução 4K utilizada foi nativa, ou seja, sem uso de DLSS ou qualquer outro upscaler de imagem, algo que deve aliviar bastante a carga de uso de GPU.
Por fim, também vale lembrar que Final Fantasy 16 tem suporte para DLSS 3 com geração de quadros em placas RTX 40 ou FSR 3 para GPUs compatíveis com a tecnologia – segundo o DSOG, ligar o DLSS 3 na mesma seção pesada garantiu mais de 80 fps mesmo com DLAA, supersampling de resolução acima dos 4K.
Em entrevista ao Flow Games, o diretor do jogo chegou a mencionar que Final Fantasy 16 será compatível com hardwares mais modestos, incluindo o Steam Deck, então, na prática, não devemos ter algo tão pesado.
Veja também:
E, de qualquer maneira, se você está interessado no jogo, sempre vale lembrar que há uma demonstração gratuita que já garante um teste de como a campanha deve rodar no seu PC.
Final Fantasy 16 chega ao PC no dia 17 de setembro.
Fonte: DSOG
Comentários
Pior que a performance de FF16 só que redigiu esse texto, muito mal escrito.
Detentores de rtx 4090 agora se uniram ao grupo dos que compram placa de vídeo pra rodar a muleta do DLSS
Não tá sabendo? Muleta é a nova moda, ou vc não viu a apresentação do ps5 pro dando destaque a tecnologia muleta deles?
Como no meu ta rodando a 60 fps com a rtx 3080