Games

Zeenix: testamos o PC portátil e conversamos com a TecToy

Durante a gamescom latam 2024, o Flow Games teve a chance de testar o Zeenix e conversar com a TecToy para entender seus planos

29.06.2024 às 12:00

O Zeenix, PC portátil da TecToy, tem chamado bastante a atenção na internet desde que foi revelado. E aqueles que foram a gamescom latam 2024 e passaram pelo estande da empresa tiveram a chance de testá-lo.

O Flow Games também foi a gamescom latam 2024 e, além de testar o Zeenix Pro, teve uma conversa com representantes da TecToy para entender um pouco mais dele e dos planos da empresa.

As primeiras impressões do Zeenix

O Zeenix possui um acabamento mais simples, mas que usa materiais de qualidade. Quando comparado a outros PC portáteis, de forma positiva, o aparelho da TecToy chama a atenção por ser realmente mais portátil, ou seja, não temos um produto de tamanho exagerado.

Ao segurá-lo pela primeira vez, um ponto que me agradou bastante foi o seu peso, que parece ser bem agradável para algumas sessões longas de jogatinas. Algo que me preocupou a princípio é o fato de seus “botões principais” serem um pouco menores comparados com outros portáteis, mas felizmente eu não tive problemas em relação a isso enquanto jogava.

Zeenix - botões

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games

Os seus analógicos são bem precisos e oferecem um nível de resistência agradável para se moverem. Eles também dão um charme extra para o produto com a sua iluminação RGB, que pode ser personalizada via software.

Zeenix - analógico

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games

Nos gatilhos, principalmente o L1/R1 ou LB/RB, eu senti um pouco mais de dificuldade para acioná-los devido a serem muito finos, mas isso pode ser uma questão apenas de costume. Ainda em relação ao acabamento, a parte de saída de ar do Zeenix está bem localizada na sua parte traseira e o calor gerado, felizmente, não é refletido no resto do corpo do produto.

Em relação ao desempenho, infelizmente, eu não posso comentar muito. No estande da TecToy, além de Mullet Madjack, apenas alguns outros jogos indies mais leves estavam disponíveis para teste. Durante os partidas com estes jogos mais leves, o portátil não apresentou nenhum problema para rodá-los, mas ainda não foi dessa vez que tive a chance de testá-lo com um título AAA.

Zeenix rodando jogo Mullet Madjack

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games

Em relação a sua tela, eu devo dizer que fui surpreendido por sua qualidade e resolução adequada para seu tamanho. Mesmo em um ambiente repleto de luzes, eu não tive problemas com reflexos e as cores estava bem vivas.

Ainda durante os testes, eu também não tive a chance de testar a sua autonomia e nem o seu software, o Zeenix ficou o tempo todo conectado ao seu carregador. Essas questões, claro, serão abordadas quando tivermos a chance de fazer um review completo.

De forma geral, o saldo da experiência do hands-on com o Zeenix foi mais do que positivo. Ele realmente parece ser confortável ao mesmo tempo em que traz um acabamento simples, porém consistente.

TecToy comenta sobre seus planos para o Zeenix

Além do breve teste com o Zeenix, como dito acima, o Flow Games pôde conversar com a TecToy para entender melhor os seus planos. Assim, nós falamos com Eddy Antonini, head de produto, Pedro Caxa, head de marketing e Rodrigo Pelegrini, lead de software.

Para a parte de software, Pedro Pelegrini explica que o PC portátil vai com o Windows 11 para preservar a liberdade do usuário. A TecToy desenvolveu um aplicativo que facilita a criação da playlist de aplicativos e jogos, que podem ser da Steam, Epic Games e outras lojas, para eles serem abertos rapidamente.

Além disso, ainda na questão se software, o Zeenix Control Center é um menu de acesso rápido que permite controlar outras questões referentes ao hardware. Por lá é possível alterar o TDP do processador, taxa de atualização e até as luzes RGB.

O Pedro Caxa, head de marketing, explica que a ideia de criar um PC portátil na TecToy começou ainda em 2022. Inclusive, ele comenta como iniciou a parceria com a Ayn e até mesmo como a TecToy participou do processo de criação do Ayn Loki em questões que iam desde o acabamento até ao seu software e gerenciamento da memória de vídeo.

Em relação a autonomia, um ponto que começou a ser bastante discutido na comunidade, ele explica que, quando o TDP está em 20 W, ambos os modelos devem aguentar em torno de 90 minutos fora da tomada. Essa potência, ele explica ser a necessária para rodar os jogos mais pesados, mas ressalta que o Lite pode exigir um pouco mais de TDP para entregar uma performance melhor devido a ser menos potente.

Como não poderia ser diferente, o Flow Games também quis saber se a TecToy já teria alguma indicação do preço do Zeenix. Para essa questão, Pedro Caxa explica que a TecToy tem avaliado a concorrência tanto no mercado tradicional quanto cinza, aqueles com importações não oficiais, e afirma que a empresa quer ter o PC portátil com melhor custo-benefício ou até mesmo o mais barato do Brasil, mas que os detalhes ainda estão sendo definidos.

E por último, mas não menos importante, Eddy Antonini comentou sobre a possibilidade de os jogadores trocarem o SSD do Zeenix. Para que eles não violem a garantia, a empresa divulgará a forma correta de ser realizado o procedimento, mas ressalta que a TecToy terá uma fábrica exclusiva no Sul do país para a manutenção preventiva e corretiva do PC portátil.

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Big Brain
Big Brain
6 meses atrás

White label com adesivo da TecToy.

Jonathan
Jonathan
6 meses atrás

N ser baseado em linux vai ser o tiro no pé desse portátil. Anotem isso