Top ao Flop: Soulslike da FromSoftware
Do pior ao melhor jogo da FromSofware, confira como os seus soulslike foram recebidos no Metacritic
Top ao Flop é uma lista que pega todos os jogos pertinentes a uma certa franquia e então os lista do pior ao melhor. Hoje, vamos mostrar como os jogos do gênero soulslike feitos pela FromSoftware foram recebidos ao longo dos anos e descobrir qual é o melhor jogo desse estilo.
Enquanto o Top ao Flop que postamos no canal do Flow Games é livre e pautado na opinião dos apresentadores, a versão do portal é mais objetiva e trabalha com dados obtidos no agregador de reviews Metacritic.
Vale ressaltar que, em ambos os casos, um jogo ocupar o posto de Flop não significa necessariamente que ele foi um fracasso. Simplesmente precisamos ter algo no topo e no piso da lista, mas é totalmente possível que ela seja formada inteiramente por jogos bons — ou ruins!
Vale notar que a FromSoftware é uma desenvolvedora veterana e com dezenas de jogos em seu currículo através das gerações. Para simplificar e evitar polêmicas, vamos considerar os seus Soulslike a partir do Demon’s Souls original, quando os jogos ganham a estrutura que é replicada até hoje.
Top ao Flop Soulslike da FromSoftware
Elden Ring (2022, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S) – nota média: 96
Não é surpresa alguma que o vencedor do GOTY no The Game Awards 2022 tenha a nota mais alta entre todos os jogos da FromSoftware no Metacritic. Embora uma parte da fanbase critique a sua estrutura de mundo aberto e uma certa repetição de conteúdo, é inegável que a ambição do projeto inspira uma jornada inesquecível.
Bloodborne (2015, PS4) – nota média: 92
Um grande queridinho da galera e um dos melhores jogos da biblioteca do PS4 (ainda preso lá, já que seguimos sem o anúncio de um aguardado remaster em 60fps), Bloodborne colocou mais foco na ofensividade e na atmosfera de horror Lovecraftiano.
Dark Souls 2 (2014, PS3, Xbox 360, PC) – nota média: 91
Dark Souls 2 talvez seja o soulslike que mais divide opiniões entre o público. Ame ou odeie as suas mecânicas e estrutura, o fato é que a crítica, na ocasião de seu lançamento original, o considerou superior ao predecessor tanto no senso de desafio como na narrativa e design das áreas.
Sekiro Shadows Die Twice (2019, PS4, Xbox One, PC, Stadia) – nota média: 90
Poucos estúdios podem se gabar de ter dois GOTY em seu currículo, mas Sekiro está aí para provar que há algo de especial na FromSoftware. Além da temática mais oriental, a graça aqui é o gratificante sistema de parry e as várias abordagens possíveis para o combate, que deixou mais de lado os elementos de RPG e construção de builds para premiar os reflexos dos jogadores.
Demon’s Souls (2009, PS3) – nota média: 89
Aqui foi onde começou o soulslike como o conhecemos hoje. Mesmo puxando inspiração de vários jogos antigos tanto de seu catálogo como de outras produtoras (como os Zelda da Nintendo, como assumiu o diretor Miyazaki), Demon’s Souls popularizou um formato viciante e muito especial. Talvez o jogo mais fácil entre todos os listados aqui, ele é uma boa porta de entrada para o gênero.
Dark Souls (2011, PS3, Xbox 360, PC) – nota média: 89
Locações inesquecíveis. Chefões inspirados. Desafio hardcore no melhor estilo dos anos 1980 e 90. Trilha sonora imersiva. Direção de arte soberba. Do somatório de tudo isso nasce um verdadeiro ícone dos souslike. O primeiro Dark Souls é um jogo exemplar até hoje.
Dark Souls 3 (2016, PS4, Xbox One, PC) – nota média: 89
Entre os jogos numerados principais, o terceiro Dark Souls acabou pegando a nota mais baixa porque alguns críticos acusavam a fórmula de certo cansaço, com armadilhas baratas e uma certa repetição de temas em relação aos jogos anteriores. Ainda assim, foi um dos melhores jogos de 2016.
Dark Souls 2 Scholar of the First Sin (2015, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC) – nota média: 87
Esse é mais um exemplo de jogo que pega a posição de Flop única e exclusivamente porque alguém precisa estar na última posição do ranking. A versão definitiva de DS2 torna o soulslike mais bonito, com mais fps e multiplayer ampliado, sendo uma ótima forma de curtir a aventura.
Vale notar que não listamos aqui remakes feitos por outros estúdios, como o ótimo Demon’s Souls de PS5, focando apenas em soulslike feitos pela FromSoftware.
Para você, qual é o melhor soulslike de todos? Comente a seguir o que achou desse Top ao Flop!
Comentários
concordo